Alfândega Nova
21 de Outubro de 2016.
Colégio dos Jesuítas – Visitas Orientadas
24 de Outubro de 2016.

Colégio dos Jesuítas – Circuitos Autónomos

Fundado por alvará do rei D. Sebastião, em 20 de Agosto de 1569, o Colégio dos Jesuítas do Funchal marcou, ao longo dos séculos, a vida de toda a ilha da Madeira. Por mais de 400 anos teve vários inquilinos, desde invasores ingleses até à Universidade da Madeira, chegando a ser instalação militar durante mais de um século. No entanto, sempre manteve uma estreita relação com o ensino.

O Colégio dos Jesuítas foi cenário da actividade de instituições religiosas, militares e civis. Um edifício que, do ponto de vista arquitectónico, é uma mistura das reformas realizadas por cada ocupante com vários pormenores de interesse da história nacional e internacional.

Além da arquitectura, o Colégio possui uma impressionante colecção de mobiliário e arte, boa parte da qual oriunda da Quinta do Monte, onde viveu e faleceu Carlos de Habsburgo, último imperador da Áustria.

O antigo Colégio da Companhia de Jesus, desde 2012, é palco de uma dinamização cultural e científica da responsabilidade da Associação Académica, destinada tanto ao público residente, como aos nossos visitantes da nossa região.

CIRCUITOS AUTÓNOMOS

Actualmente, existem dois tipos de circuitos autónomos, organizadas pela Associação Académica da Universidade da Madeira: circuito de visitas autónomas e visitas com recurso a áudio guias.

VISITAS AUTÓNOMAS

O circuito de visitas é feito com auxílio de um folheto informativo e existe em oito línguas: Português, Inglês, Francês, Alemão, Russo, Espanhol, Polaco e Mandarim.

Junto da entrada, na Rua dos Ferreiros, o visitante pode recolher o folheto que irá guiá-lo, através de um mapa com os vários pontos da visita, e poderá conhecer vários aspectos ligados à história dessa edificação e da cidade que acolhe esse complexo histórico.

CIRCUITO DE AUDIOGUIDES

A AAUMa disponibiliza, a todos os interessados, um circuito de visitas guiadas ao Colégio dos Jesuítas com utilização de áudio guias. Sendo este o resultado do trabalho conjunto entre estudantes, antigos estudantes e docentes da UMa e operadores turísticos, a AAUMa congratula-se por dar mais um passo na dinamização e valorização do património histórico e cultural da Madeira, num projecto cuja base continua a ser o apoio aos estudantes da Academia.

A descrição áudio é acompanhada por um mapa que foi desenvolvido pela AAUMa em parceria com a Agência de Design de Comunicação, Anyforms Design, líder europeia de infografia e ilustração e responsável pelos trabalhos desenvolvidos para o Mosteiro dos Jerónimos (património cultural da UNESCO), o Convento de Cristo (Património cultural da UNESCO), o Palácio Nacional da Pena e Infografias e mapas diversos para a National Geografic Magazine, e permite, ainda que os factos da história sejam iguais, que os visitantes possam optar entre uma versão em inglês, em francês, em alemão e em português.