My luggage
4 de Agosto de 2017.
Renovação de inscrição
7 de Agosto de 2017.
Juntos, vamos conseguir uma Universidade melhor

Desde Março de 2017, com o arranque do programa Mudámos a UMa,a Associação Académica da UMa tem financiado a recuperação e a reabilitação de vários espaços da nossa Universidade. Desde Agosto de 2017, com o apoio da Direcção de Serviços de Infraestrutura e Equipamentos da Universidade da Madeira, estamos a recuperar a pintura de vários espaços do antigo colégio da Companhia de Jesus no Funchal. O programa de recuperação contínua este semestre com a aquisição de 100 cadeiras para renovação do mobiliário das salas de estudo do Campus Universitário da Penteada.

A Universidade da Madeira celebra, em 2018, 30 anos de existência. Apesar de ser a instituição de Ensino Superior mais jovem de Portugal, é notório o desgaste nas estruturas e no património. Além disso, e para estar em sintonia com os avanços tecnológicos, é necessária uma reformulação de salas de aula e de equipamentos existentes.

Inserindo-se no seu objectivo de dar aos estudantes melhores condições de estudo, a AAUMa chama a si a responsabilidade de idealizar um projecto de reabilitação e de restauro que, nos próximos anos, tem como objectivo melhorar as condições de ensino da nossa universidade.

A inauguração do primeiro espaço intervencionado teve lugar no dia 9 de Março de 2017, na sala n.º 18, no piso 0 do Campus Universitário da Penteada. Desde então, já foi possível, também, proceder a mais duas das inúmeras etapas previamente delineadas.

Programas sociais da AAUMa

O Mudámos a UMa é parte da política de apoio social promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira. Tem como objectivo a requalificação de várias infraestruturas da Universidade da Madeira, além da reabilitação e do restauro de vários elementos do nosso património. Aliado a essas acções, a Associação Académica ainda pretende consciencializar os utentes da Universidade para a importância que todos têm na preservação e na transmissão aos próximos estudantes do património material da nossa Instituição. A relação entre a AAUMa e os programas sociais em curso vai além do acto de financiar, uma vez que as nossas acções solidárias assentam também no acompanhamento que fazemos das actividades, através da monitorização dos programas e do impacto social por eles gerado, e da educação cívica que essas iniciativas despertam e promovem no seio da comunidade académica e da sociedade.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.