Mosteiro de Santa Clara
6 de Março de 2017.
UMajuda
17 de Março de 2017.

Mudámos a UMa!

Juntos, vamos conseguir uma Universidade melhor

O dia 9 de Março de 2017 marcou o arranque do Mudámos a UMa, uma iniciativa de requalificação dos espaços escolares da Universidade da Madeira, promovida pelos voluntários da Associação Académica da UMa, com o apoio da UMa.

Através da oferta cultural da Herança Madeirense, a Associação Académica da Universidade da Madeira realiza visitas guiadas diárias a vários locais de interesse cultural e turístico do Funchal, em diversos idiomas.

Baseadas no trabalho de vários investigadores, voluntários de diferentes nacionalidades e estudantes da Universidade da Madeira guiam os visitantes, mostrando o Funchal, a sua história e a sua cultura pelas ruas da cidade e em edifícios históricos como os Paços do Concelho; a Igreja do Colégio de São João Evangelista; o Colégio dos Jesuítas do Funchal, actual reitoria da UMa, a Alfândega Nova, actual Assembleia Legislativa Regional; e o Mosteiro de Santa Clara.

Todas estas visitas servem, também, para angariação de fundos, por meio de donativos feitos pelos visitantes. Essas verbas são aplicadas pela AAUMa em diversos programas sociais, oferecendo a estudantes da Universidade refeições diárias, através da Bolsa de Alimentação; material escolar, no âmbito da Bolsa Escolar; livros para reforçar o acervo bibliográfico, com o LER – Bolsa de Livros da AAUMa e, partir deste mês, com o Mudámos a UMa, que trata da renovação dos espaços escolares.

A Universidade da Madeira celebra, em 2018, 30 anos de existência. Apesar de ser a instituição de Ensino Superior mais jovem de Portugal, devido à constante utilização, é notório o desgaste nas estruturas e no património. Além disso, e para estar em sintonia com os avanços tecnológicos, é necessária uma reformulação de salas de aula e de equipamentos existentes.

Inserindo-se no seu objectivo de dar aos estudantes melhores condições de estudo, a AAUMa chama a si a responsabilidade de idealizar um projecto de reabilitação e de restauro que passou pela renovação total de uma das salas de aulas, do Campus Universitário da Penteada. Pintura, mais de cinco dezenas de novas peças de mobiliário e a renovação do pavimento de uma sala de aulas foram os primeiros passos desta iniciativa que conta com a colaboração de todos e que, nos próximos anos, terá como objectivo o melhoramento das condições de ensino da UMa.

A inauguração do primeiro espaço intervencionado pelo Mudámos a UMa teve lugar no dia 9 de Março de 2017, na sala n.º 18, ao piso 1 do Campus Universitário da Penteada e foi a a primeira etapa de outras já delineadas, para um futuro próximo, nomeadamente enriquecer os corredores dos diversos andares do Campus Universitário com 100 Cadeiras com ligador e a restauração das obras de arte existentes no edifício da Reitoria da UMa, no antigo colégio da Companhia de Jesus, por técnicos especializados e habilitados para o efeito.

Programas sociais da AAUMa

O Mudámos a UMa é parte da política de apoio social promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira. Tem como objectivo a requalificação de várias infraestruturas da Universidade da Madeira, além da reabilitação e do restauro de vários elementos do nosso património. Aliado a essas acções, a Associação Académica ainda pretende consciencializar os utentes da Universidade para a importância que todos têm na preservação e na transmissão aos próximos estudantes do património material da nossa Instituição. A relação entre a AAUMa e os programas sociais em curso vai além do acto de financiar, uma vez que as nossas acções solidárias assentam também no acompanhamento que fazemos das actividades, através da monitorização dos programas e do impacto social por eles gerado, e da educação cívica que essas iniciativas despertam e promovem no seio da comunidade académica e da sociedade.