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10 de Novembro de 2016.
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10 de Novembro de 2016.

Gabinete de Apoio ao Estudante

Gabinete de Apoio ao Estudante

P&R – Perguntas e Respostas

Gabinete de Apoio ao Estudante e outros aspectos de interesse para o estudante da UMa.

A Associação Académica pretende informar os estudantes sobre o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) e as suas funções. Este conjunto de perguntas e respostas, elaborado pela AAUMa em colaboração com o GAE, a Unidade de Assuntos Académicos (UAA) e os Colégios, pretende referir alguns aspectos, considerados mais pertinentes para os estudantes. Com a elaboração deste documento pretendemos transmitir a informação de forma fácil e acessível, sem desconsiderar os regulamentos em vigor. A sua consulta não dispensa a leitura da documentação disponibilizada pela UMa. Se tens outras perguntas que consideras úteis poderás enviar para o nosso e-mail.

O que é o Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE)?
É uma unidade funcional da Universidade destinada a apoiar o estudante no seu relacionamento com as estruturas pedagógicas da UMa, em particular com os docentes e o Director do seu curso, com o Conselho Pedagógico do qual depende o seu curso, com o Colégio no qual o seu curso se encontre inserido ou com a Vice-reitora com o pelouro dos Assuntos Académicos nos restantes casos.

Onde está localizado o GAE?
Está localizado no piso 0 do Campus Universitário da Penteada, ao lado da Unidade de Assuntos Académicos.

Qual o horário de funcionamento do GAE?
O GAE funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 18 horas, no período lectivo. Em período de pausa lectiva e em período complementar (exames), funciona das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Qual o endereço de correio electrónico do GAE?
O GAE pode ser contacto através do endereço apoioaoestudante|at|uma.pt A entrega de trabalhos é realizada através do endereço trabalhos|at|uma.pt

Como devo enviar os meus trabalhos ao GAE?
Os trabalhos deverão ser enviados num dos seguintes formatos electrónicos: *.pdf (não gravar como imagem), *.doc, *. htm ou *.html e *.txt. O aluno ao enviar o e-mail indique no corpo da mensagem, o nome, número, curso, nome do docente que irá receber o trabalho/relatório e nome da unidade curricular. O ficheiro a ser anexado com o trabalho/relatório, deverá ser gravado com o nome do aluno, nome da unidade curricular e nome do docente, conforme os exemplos:
AnaFaria_MetodologiadoTrabalhoCientífico_Prof.AntónioPereira.pdf ;
AnaFaria_MetodologiadoTrabalhoCientífico_Prof.AntónioPereira.doc;
AnaFaria_MetodologiadoTrabalhoCientífico_Prof.AntónioPereira.htm;
AnaFaria_MetodologiadoTrabalhoCientífico_Prof.AntónioPereira.txt.

Qual a composição do GAE?
O Gabinete de Apoio ao Estudante é composto por três funcionários.

Qual o enquadramento formal do GAE dentro da estrutura da UMa?
Ele depende do Administrador da Universidade da Madeira e funciona em estreita colaboração com a Unidade de Assuntos Académicos e com o Secretariado de Apoio aos Colégios e Projectos Pedagógicos da Universidade.

Em quais aspectos o GAE pode ajudar o estudante da UMa?
O GAE deve apoiar o estudante na sua relação com a Universidade no âmbito da sua actividade pedagógica, cabendo-lhe:

1 – Informar o estudante sobre os seus direitos e encaminhá-lo para a estrutura adequada à resolução dos seus problemas.
2 – Receber reclamações dos estudantes referentes a assuntos de âmbito pedagógico, registá-las e informar sobre os prazos dentro dos quais uma resposta deverá ser dada.
3 – Encaminhar os requerimentos e reclamações dos estudantes para as estruturas adequadas, por via oficial, disso notificando os responsáveis das referidas estruturas e informando-os dos prazos dentro dos quais o estudante tem legalmente direito a uma resposta.
4 – Monitorizar regularmente a evolução dos processos recebidos e dar conhecimento ao Reitor dos atrasos e outras eventuais irregularidades relativas a normas e prazos estabelecidos pela Universidade.
5 – Manter permanentemente actualizado o registo dos processos acima referidos que conterá, em particular, a data de início do processo, o estado actual e termo, com data e resultado do mesmo.
6 – Guardar sigilo sobre a identidade dos requerentes.
7 – Informar o Provedor do Estudante e o Reitor da necessidade de garantia de sigilo sempre que detecte, solicitando, em tal caso, instruções sobre os limites e a forma como deverá desenvolver a sua actividade.
8 – Apoiar as estruturas competentes da Universidade no desenvolvimento de programas de mobilidade de estudantes.
9 – Colaborar com os Serviços de Acção Social da Universidade da Madeira.
10 – Promover a integração plena dos estudantes com necessidades educativas especiais na Universidade, visando a igualdade de oportunidades.

Qual a relação do GAE com o Provedor do Estudante?
O GAE recebe e encaminha para o secretariado do Provedor as reclamações dos estudantes.

Onde posso encontrar o meu horário de aulas?
O horário das unidades curriculares leccionadas na UMa pode ser consultado através do InfoAlunos no menu Cursos, submenu Horários. É também competência do Gabinete de Apoio ao Estudante publicitar e monitorizar os calendários lectivos e de avaliações e horários lectivos aprovados pelas estruturas competentes da Universidade.

O docente pode solicitar que eu entregue o trabalho directamente a ele?
Não, todos os trabalhos devem ser entregues no GAE, a quem compete certificar o estudante da sua entrega dentro das datas previstas.

Todos os trabalhos entregues no GAE serão alvo de análise por parte do software de detecção de plágio?
Sim, sempre que a sua natureza o permita. Os trabalhos/relatórios escritos nos seguintes formatos electrónicos: .pdf (não pode ser gravado como imagem), .doc, .htm ou .html e .txt, são alvo de análise por parte do software de detecção de plágio.

O software de detecção de plágio armazena o conteúdo do meu trabalho?
A Universidade tem obrigação de guardar nos seus arquivos, durante um prazo legal, todos os trabalhos usados na avaliação dos estudantes. O seu armazenamento digital é fundamental para o próprio sistema de detecção de plágio. Este armazenamento servirá apenas para estes dois fins: arquivo e detecção de plágio.

Caso eu pretenda que o software não armazene qualquer dado relacionado com o meu trabalho, como devo proceder?
Poderá sempre solicitar através do GAE que esse armazenamento não ocorra. A resposta estará condicionada pelas limitações jurídicas a que a Universidade estiver sujeita.

Caso eu seja acusado de plágio, quais os procedimentos que devo adoptar?
A Universidade fixará, nos órgãos competentes, os limites a partir dos quais o plágio conduz a uma eventual não aceitação do trabalho. O estudante é informado pelo docente de que foi detectado plágio. Caberá ao docente decidir o que fazer a seguir. Se não aceitar o trabalho, o facto é comunicado ao estudante, que poderá recorrer da decisão para o Director de Curso. No caso de pretender aceitar o trabalho, apesar da detecção de plágio, o docente apresentará ao Director de Curso uma justificação formal de aceitação do trabalho que deverá ser apreciada por este e pelo Presidente do Colégio respectivo. No caso dos cursos não inseridos nos Colégios, o papel do Presidente do Colégio é desempenhado pelo Vice-Reitor para os assuntos académicos. Este recurso é apresentado através do Gabinete de Apoio ao Estudante.

Onde posso adquirir as declarações de presença?
As declarações de presença podem ser obtidas junto do docente da sua unidade curricular. São gratuitas e entregues no final da aula ou avaliação.

Onde realizo as inscrições para as componentes práticas da minha unidade curricular?
Poderão ser realizadas no Gabinete de Apoio ao Estudante, no site indicado pelo docente ou directamente na aula com o docente.

Onde posso consultar as notas das minhas unidades curriculares?
As pautas finais são divulgadas no InfoAlunos e podem ser consultadas no menu Avaliação, submenu Pautas.

Quando posso realizar as inscrições para os exames re recurso?
Não são necessárias incrições, apenas para os exames de melhoria de nota.

Quando posso realizar as inscrições para os exames de época especial?
As inscrições para os exames de época especial, que decorrem no mês de Setembro de cada ano, devem ser realizadas nos prazos divulgados pela UAA. As inscrições devem ser feitas, salvo instrução contrária da UAA, através do InfoAlunos, menu Serviços, submenu Matrículas/Inscrições. Consulte os esclarecimentos do RAAA para saber quais são as condições de acesso a esta época de exames.

Onde posso consultar o meu calendário de exames?
O calendário de exames, de ambas as épocas, pode ser consultado no site da UMa.

Onde posso consultar o horário de atendimento do meu professor?
O horário semanal de atendimento será divulgado até cinco dias úteis do início das matrículas, devendo ser comunicado ao Colégio ou, nos cursos inseridos em projectos, ao Vice-Reitor com o pelouro dos Assuntos Académicos e indicado na ficha de todas as Unidades Curriculares em que o docente participa nesse ano. Esta informação está disponível no GAE.

Sou trabalhador-estudante. Onde devo requerer o meu estatuto?
Deverá requerer o seu estatuto na Unidade de Assuntos Académicos. Os documentos a apresentar são: Declaração da Entidade Empregadora e Comprovativo Actualizado de Descontos da Segurança Social.

Tive um acidente na UMa, como posso activar o meu seguro?
Junto do GAE que posteriormente enviará os dados para o serviço responsável. Em caso de sinistro, a activação do seguro fazer-se-á através do preenchido do formulário “Participação de Sinistro / Boletim de Baixa”, assinado pelo médico assistente e enviado para o Serviço de Aprovisionamento e Património, o qual será assinado e carimbado pelo tomador do seguro e posteriormente enviado para a seguradora. Este formulário pode ser obtido no GAE.

A caminho da Universidade tive um acidente. O seguro escolar cobre esta situação? Qual o procedimento que devo adoptar?
As deslocações entre a residência habitual e a universidade estão cobertas pelo seguro escolar. O procedimento a adoptar é o mesmo assinalado na resposta à pergunta anterior, desde que o acidente ocorra entre o trajecto de casa do aluno à Universidade e vice-versa.

Onde posso consultar a minha apólice de seguros?
A apólice de seguros está publicada na internet na página do GAE.

Existe prazo limite para o resultado do meu processo de equivalências?
De acordo com o Código do Procedimento Administrativo, a Universidade deve responder no prazo de 30 dias úteis.

Quando abrem os concursos para transferência, mudança de curso e reingresso?
O calendário para esses concursos são divulgados pela Unidade de Assuntos Académicos. Deverá consultar a informação disponível em http://uaa.uma.pt/

Quando abrem os concursos para ‘maiores de 23’?
Deverá consultar a informação disponível em http://www.uma.pt/maioresde23/