Programas de Mobilidade
10 de Novembro de 2016.
Regulamento de Avaliação
10 de Novembro de 2016.

Provedor do Estudante

João Caldeira, Provedor do Estudante da UMa.

O Provedor do Estudante é Doutorado em Ciências do Desporto – Gestão do Desporto – pela Universidade da Madeira.

O que é um Provedor?

Um Provedor é aquele que providencia. No caso do Provedor do Estudante, aquele que procura encontrar soluções para os problemas apresentados pelos estudantes.

O Provedor do Estudante é uma personalidade de reconhecido mérito com conhecimentos e experiência relevantes na área da Educação e Relações Humanas, nomeado, por períodos de dois anos, pelo Conselho Geral, ouvidos os representantes dos estudantes no Senado.

O Provedor zela pela defesa e a promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes no âmbito da Universidade, apreciando as reclamações que lhe são apresentadas, dirigindo aos competentes órgãos as recomendações que considere adequadas.

Compete ao Provedor do Estudante atender os alunos nas suas queixas, reclamações, consultas ou sugestões, apreciando-as e dirigindo às instâncias competentes as recomendações e sugestões que considere adequadas para a correcção de injustiças ou irregularidades detectadas no objecto dos pedidos dos alunos.

São também competências do Provedor apresentar sugestões, quando detectar problemas no funcionamento dos órgão, unidades e serviços prestados aos alunos da Universidade, apresentar sugestões para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos alunos pela Universidade, obter informação sobre a abertura e resolução dos procedimentos disciplinares instaurados aos alunos, promover contactos e trocas de informação com os Provedores de outras Universidades, informar o Conselho Geral, o Reitor e a comunidade académica da sua actuação.

A sua actividade desenvolve em articulação com a Associação Académica, com os Centros de Competência e com os Órgãos e Serviços da Universidade, designadamente com os Conselhos Pedagógicos.

Compete-lhe ainda presidir ou indicar um representante seu para presidir aos processos eleitorais previstos Artigo 72.º dos Estatutos da UMa: Senado Universitário e Conselhos Pedagógicos dos Centros e Colégios.

O Provedor do Estudante atende semanalmente à terça e quinta-feira entre as 15 horas e as 17 horas na sala 1.3 do Piso -1 do Campus Universitário. As marcações são obrigatórias e devem ser realizadas através do seu e-mail.