Serviço de Consulta Psicológica
10 de Novembro de 2016.
Trabalhador-Estudante
10 de Novembro de 2016.

Residência Universitária

Residência Universitária dos Serviços de Acção Social

P&R – Perguntas e Respostas

A Associação Académica pretende informar os estudantes sobre a Residência da Universidade da Madeira. Este conjunto de perguntas e respostas, elaborado pela AAUMa, é uma síntese das principais dúvidas sobre a Residência, referindo apenas alguns aspectos considerados mais pertinentes para os estudantes. Com a elaboração deste documento pretendemos transmitir a informação de forma fácil e acessível. A sua consulta não dispensa a leitura do Regulamento da Residência e eventuais informações disponibilizadas pelos Serviços de Acção Social.

A quem se destina a Residência Universitária?

A Residência Universitária destina-se a alunos bolseiros deslocados, a alunos não Bolseiros, a alunos do programa de Erasmus, a alunos do programa de Bolsas Santander Universidades, a outros alunos ao abrigo de Programas de Mobilidade, a professores/investigadores. São ainda considerados outros pedidos de pessoas sem prejuízo dos destinatários prescritos anteriormente e que não tenham qualquer ligação à Universidade e que queiram usufruir de alojamento temporário, pretendendo-se desta forma rentabilizar o equipamento.

Existe algum prazo para concorrer à Residência?

O prazo de candidatura ao alojamento na Residência Universitária é simultâneo com o das bolsas, sendo que em situações pontuais, poderão ser consideradas fora deste prazo. Os alunos ao abrigo de programas de mobilidade não estão sujeitos a este prazo.

Onde posso efectuar a minha candidatura à Residência?

Pode efectuar a sua candidatura pessoalmente na Residência ou pela internet através do portal dos Serviços de Acção Social da UMa. O beneficiário é obrigado a um depósito de garantia (caução), no valor de uma mensalidade.

Como é composta a Residência?

A residência universitária é composta por cinco andares, sendo que os quatro primeiros, dispõem uma cozinha equipada com frigorífico, microondas, armários individuais, mesas, cadeiras e recipientes para separação dos lixos. Cada andar possui ainda uma sala de convívio equipada com televisor.

Qual a capacidade máxima da Residência?

A lotação máxima da residência situa-se nas duzentas e nove camas divididas em oitenta e dois quartos, trinta e um duplos com beliche, quarenta e cinco triplos com um beliche e uma cama individual e seis duplos com duas camas individuais para alunos portadores de deficiência.

O que contém cada quarto?

Para além da cama, cada quarto possuí com um guarda-roupa, um WC completo, uma secretária por cada aluno, uma cadeira por aluno e uma estante por aluno.

Tenho acesso à internet dentro da residência?

Sim, toda a residência está coberta com rede Wireless.

Que outros serviços são disponibilizados?

Para além de um serviço de internet, os utentes da Residência Universitária têm ao seu dispor duas lavandarias equipadas com máquinas de lavar e secar que funcionam com fichas que poderão ser adquiridas na recepção. A residência dispõe ainda, de uma sala de venda automática de produtos alimentícios e uma sala de informática.

O que tenho de fazer se quiser mais fichas para usar na lavandaria?

Para além das 4 fichas mensais que o residente tem direito, em qualquer altura pode adquirir fichas adicionais ao preço de dois euros por unidade.

A Residência tem um regulamento interno? Onde posso consultá-lo?

Sim, a residência rege-se por um regulamento interno, do qual constam, designadamente, as condições de ingresso e de utilização de equipamentos, normas de disciplina interna e de participação dos estudantes na respectiva gestão, conservação e limpeza. Os alunos residentes assinam com os SAS um contrato de alojamento, em que se definem os direitos e deveres dos mesmos. O regulamento está disponível para consulta na própria página dos Serviços da Ação Social da Universidade da Madeira.

Existem alguém que represente os alunos dentro da Residência?

Na residência, há uma comissão de residentes que é o interlocutor entre o gabinete de apoio social e os residentes. A comissão é eleita pelos seus pares por voto secreto e é constituída por sete residentes, presidente, vice-Presidente e secretário que será o representante dos alunos Erasmus e ainda, um representante de cada andar.

Quais os preços praticados na Residência Universitária?

Pode ver todos os preços através no site dos SASUMa.

Quanto tempo demorará até chegar à universidade?Se escolher ir a pé, demorará cerca de quarenta minutos; de autocarro, quinze minutos; se por outro lado optar por carro particular, demorará cinco a dez minutos.

Como é possível chegar à Universidade saindo da Residência?

A cinco minutos a pé da Residência, encontra-se uma zona de passagem de várias carreiras como a 12, 13, 15, 15b, 17, 46 e 49 (via Universidade) que são as apropriadas para chegar à Universidade.

Quem é que eu devo contactar caso queria concorrer a uma vaga?

Poderá contactar directamente a residência através do número 291 201 817 ou por e-mail através do e-mail residencia@sasuma.pt.

Onde se situa?

Na Rua de Santa Maria, no centro da cidade do Funchal. Localização (Google map).