Dia Nacional do Estudante
23 de Março de 2017.
Seminário: Declaração de IRS
24 de Março de 2017.

Corte e Bênção das Fitas 2017

Os finalistas deverão fazer a sua inscrição preenchendo o respetivo formulário de inscrição.

Corte das Fitas 2017

No próximo dia 6 de Maio a Universidade da Madeira celebra 29 anos de existência e os estudantes finalistas comemoram a Bênção e do Corte das Fitas. É uma data importante pois reúne cerca de 250 estudantes finalistas e 150 caloiros num momento importante das vidas dos estudantes, familiares, amigos e comunidade académica.

Para os mais distraídos relembramos que:

Bênção das Fitas

Sé, 15h30

Aberto a todos os estudantes

Os finalistas deverão chegar pelas 15h00 por forma a poder organizar de forma organizada e ordeira a missa. A organização da celebração eucarística é da responsabilidade do Departamento da Pastoral do Ensino Superior.

Cortejo do Finalista

Limitado aos estudantes que aderiram à praxe

Após a celebração da Bênção das Fitas numa organização do DPES dá-se lugar à celebração da Praxe organizada pelo Conselho de Veteranos da UMa com a colaboração da Direcção da Comissão de Praxe 2016/2017. Após a missa o finalista deve dar início ao Cortejo do Finalista fazendo-se acompanhar pelo padrinho ou madrinha. A organização não terá que ser obrigatoriamente a ordem do curso. Para acelerar o processo, os finalistas devem formar o cortejo ao longo da Avenida Arriaga em direcção ao local onde terá lugar a cerimónia do Corte das Fitas.

Corte das Fitas

Centro de Congressos da Madeira

17h15

Assim que chegue o cortejo os finalistas devem ocupar os lugares sentados juntamente com os seus padrinhos/madrinhas. Após todos os finalistas e padrinhos/madrinhas ocuparem os seus lugares, os restantes poderão ser ocupados pelos familiares e amigos, bem como pela demais comunidade académica.

Os finalistas serão chamados por ordem alfabética de curso e de nome. Desta forma pedimos a todos que assistam ao Corte das Fitas de todos os colegas presentes e que participem na passagem dos Caloiros a Marroncos que terá lugar após o último finalista do ano cortar a sua fita.

Aos finalistas o Conselho de Veteranos informa que:

“- O Corte das Fitas é uma cerimónia praxista pelo que, só poderão cortar as fitas os estudantes da Universidade da Madeira, que nunca tenham sido declarados Anti-Praxe e que estejam devidamente trajados. Todo o finalista que não cumpra estes requisitos não poderá realizar o Corte das Fitas.

– Todo o finalista que integrar o Corte das Fitas deverá se apresentar correctamente trajado, mediante as regras presentes no Código de Praxe, das quais salientamos: a ausência de maquilhagem, pulseiras e relógios e cuidado com o tamanho das saias e saltos dos sapatos.

– No Corte das Fitas é usada uma fita da cor do seu curso com cerca de 15cm de comprimento e 6mm de largura, da responsabilidade do finalista. É o finalista quem corta a fita, a qual é segurada por um caloiro e pelo seu/sua padrinho/madrinha. Para tal o finalista deverá fazer-se acompanhar por uma tesoura pequena metálica de pontas redondas.

– O padrinho ou a madrinha do finalista é uma pessoa escolhida pelo finalista, não havendo qualquer restrição imposta.

– A lista de inscritos para a Bênção e para o Corte das Fitas será afixada no piso -1 do Campus Universitário. Qualquer dúvida ou ausência de inscrição deverá ser comunicada até uma semana antes, para maildocv@gmail.com”