Um mês, Um Tema
16 de Fevereiro de 2017.
A UMa só voz!
1 de Março de 2017.

Problemas, com soluções!

Na fala, espontânea e imperfeita por natureza, admitem-se falhas, que se podem desculpar. Na escrita, já não sucede assim.

Disponível para venda na WOOK.pt e nas principais livrarias do país.

A Imprensa Académica, a chancela editorial da Associação Académica da Universidade da Madeira, tem apresentado editado obras diversas, realizadas por investigadores ou profissionais em diversas áreas do conhecimento e que se destinam a todo o público, muito para além da comunidade científica. As obras possuem uma raiz social pois os seus proveitos financiam vários programas sociais que promovem. A AAUMa, através da sua editora que foi criada em 2014, já possui 17 obras publicadas, que são comercializadas nos maiores livreiros do país, além de serem distribuídas em todo o mundo. A actual oferta editorial inclui obras no domínio da Literatura infantil, da Literatura infantojuvenil, da Cultura, da História, das Ciências da Saúde e da Linguística. O trabalho editorial que a chancela universitária desenvolve passa pela articulação dos conteúdos com os autores e coordenadores, pela paginação e revisão dos textos, a produção e o arranjo gráfico, a promoção, a distribuição e a comercialização das obras. Esses processos contam com o trabalho de estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, que desenvolvem a sua actividade na Imprensa Académica. Para a AAUMa é fundamental a promoção de uma oferta editorial rica, que seja atractiva para o consumidor, em articulação com o envolvimento dos estudantes universitários em todas as fases de execução dos projectos.

É neste âmbito que surge, no final de Fevereiro de 2017, a obra PROBLEMAS DE PORTUGUÊS COM SOLUÇÕES, da autoria da Linguista e docente da UMa, Helena Rebelo.

O Livro

Contar, falar e escrever são as competências essenciais de qualquer cidadão. Provavelmente, destas três, a de falar é a mais generalizada porque é aprendida, paulatinamente, no contacto com a comunidade, a partir da família. A escola tem ajudado na aquisição das outras duas, embora também possam ser desenvolvidas noutros ambientes. Procurando relacionar o falar e o escrever, verifica-se que acontece, frequentemente, uma fusão entre os dois registos.

Na fala, espontânea e imperfeita por natureza, admitem-se falhas, que se podem desculpar. Na escrita, já não sucede assim. Pelo cariz documental que comporta, nela, encontram-se problemas de Português que os usuários da língua vão disseminando, inclusive especialistas da escrita, como jornalistas, escritores, políticos, docentes, etc.

Neste livro, dividido em quatro partes (I. Ortografia, II. Morfologia, III. Semântica e IV. Sintaxe), apresentam-se alguns problemas observados em diversas publicações para dar a possibilidade de pensar na resposta, que nem sempre é evidente. A reflexão é a última finalidade destes problemas que sintetizam crónicas linguísticas publicadas na imprensa, semanalmente, durante dois anos. Conservou-se, exclusivamente, a vertente linguística (e gramatical) destes textos, organizando-se pelos seguintes tópicos: uso, problema, solução, esquematização, exemplificação e explicação. Se a Gramática destrinça o que está certo do que está errado, a Linguística leva à descrição de usos que vão transformando a Língua Portuguesa.

Nota biográfica da autora

Helena Rebelo é licenciada (1990) e mestre (1997) pela Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Linguística Portuguesa (2005) na Universidade da Madeira, onde é docente desde 1998. Na Universidade Aberta, realizou uma qualificação em Ciências da Educação (1999) e, na Universidade de Aveiro, um pós-doutoramento (2011). Dedica-se aos Estudos Linguísticos, investigando matérias relacionadas com a linguagem, as línguas, as variedades linguísticas, a comunicação, etc., tendo diversas publicações.

Consulta aqui a oferta editorial da Imprensa Académica. Pode comprar o livro nas principais livrarias do país ou, remotamente, aqui.

Imprensa Académica

O primeiro trabalho editorial da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) foi publicado em Março de 2006. Tratou-se da publicação da primeira edição da sua revista mensal. Em 2010, o Governo Regional reconheceu a intervenção que a Académica realiza na área da ciência através do reconhecimento da AAUMa enquanto Instituição de Utilidade Pública. Ao longo dos anos, os nossos trabalhos de investigação resultaram em várias obras, publicadas em livro, a partir de 2013. Urgia, contudo, congregar a produção científica e todos os trabalhos editoriais da AAUMa e publicá-los sob uma única égide, a Imprensa Académica.

A nossa equipa editorial é composta por estudantes e por antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa). Os nossos profissionais dão formação e trabalham em conjunto com vários estudantes, nas tarefas de gestão da editora.

A actividade da Imprensa Académica pretende fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da nossa Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário.

Aliado a este propósito objectivou-se dedicar este conjunto de publicações à angariação de receitas para o apoio social aos estudantes da UMa. Acreditamos que a produção e a venda de livros é um trabalho moroso, mas sabemos que é o caminho certo para o sucesso académico da nossa Comunidade Académica.