A UMa só voz!
1 de Março de 2017.
Sarau Erasmus
10 de Março de 2017.
Terças-feiras às 10:00 e Quintas-feiras às 15:00

Novo circuito de visitas: Mosteiro de Santa Clara e Núcleo Histórico de São Pedro

Desde 2013 a Associação Académica da UMa tem dinamizado, através da Herança Madeirense, o antigo colégio da Companhia de Jesus. A Igreja de S. João Evangelista, parte do complexo edificado e monumento nacional, tem recebido diversas actividades desenvolvidas pela AAUMa em prol da cultura e da História da região.

Havendo visitas guiadas, gratuitas, de segunda a sexta-feira, existe, igualmente, a possibilidade dos visitantes serem guiados por um folheto que, esgotando a tiragem inicial de 50 000 exemplares foi reimpresso, numa tiragem igual, mas mais completo, contemplando três idiomas: Inglês, Francês e Alemão.

As visitas guiadas também são realizadas em Português, além da possibilidade de visitas educativas, para as escolas da região, que são igualmente gratuitas e dinamizadas pela AAUMa não só ao Colégio dos Jesuítas do Funchal, bem como aos Paços do Conselho e à Assembleia Legislativa Regional.

A partir de Março de 2017 o antigo Mosteiro de Santa Clara passa a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade.

O Mosteiro de Santa Clara foi fundado por volta de 1490, por João Gonçalves da Câmara, filho de Zarco e segundo capitão do Funchal. O mosteiro destinava-se a acolher as filhas solteiras da nobreza madeirense que se dedicassem à vida religiosa.

Tornou-se uma das mais importantes instituições do arquipélago, dona de vastos terrenos agrícolas e com uma comunidade que superava as 200 religiosas e suas protegidas.

O mosteiro esteve em funcionamento por mais de 400 anos. Em 1833, D. Pedro, no quadro da reforma eclesiástica em curso desde a regência açoriana, determinou que nenhuma casa religiosa aceitasse noviças, além de ter sido imposto que todas as jovens, em noviciado, abandonassem os conventos. A última clarissa do mosteiro, Maria Amália do Patrocínio, faleceu em 1890 e seis anos mais tarde o edifício foi cedido às Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria que, salvo um curto período de interrupção, mantêm a sua actividade no mosteiro, que é hoje um espaço escolar.

Visitas: A visita à terça-feira, às 10:00 e à quinta-feira, às 15:00. O circuito termina com uma visita ao Núcleo Histórico de São Pedro.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. A partir de Março de 2017 o antigo Mosteiro de Santa Clara passou a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.