Seminário: Declaração de IRS
24 de Março de 2017.
Voluntariado en la isla de Madeira
30 de Março de 2017.

Festa do Livro: 3 a 8 de Abril

Com o objectivo de promover a cultura e a investigação, a Associação Académica da Universidade da Madeira, através da Imprensa Académica, tem vindo a editar obras diversificadas, inseridas nas mais variadas áreas do saber.

Assim, e associando-se ao Dia Mundial do Livro criado em 1995 por decisão da UNESCO, iremos promover uma nova campanha a decorrer na Gaudeamus, durante todo o mês de Abril, o “Mês do Livro”.

Nesta campanha, com o início no próximo dia 3 de Abril, até final do mês, encontrará, semanalmente, com duas obras em promoção.

Esta semana, de 3 a 8 de Abril, não perca a oportunidade de adquirir as obras: Colégio dos Jesuítas do Funchal – Memória Histórica e Estudos sobre o Séc. XIX na Madeira – Política, Economia e Migração, com 40% de desconto.

Não deixe passar esta oportunidade!

COLÉGIO DOS JESUÍTAS DO FUNCHAL
Memória Histórica

Sinopse

O historiador Rui Carita dedicou anos a uma extensa e exaustiva pesquisa sobre a história do Colégio dos Jesuítas do Funchal, reunindo documentação oriunda de vários arquivos públicos e privados nacionais e internacionais, incluindo os arquivos da Companhia de Jesus
em Roma. Como resultado desse trabalhos de mais de duas décadas, surge a obra Colégio dos Jesuítas do Funchal – Memória Histórica.

O livro contextualiza as origens da Companhia de Jesus e do seu colégio no Funchal e aborda, de forma multidisciplinar, a construção do edifício e a própria vida da comunidade jesuíta nele residente, até à sua expulsão ordenada pelo futuro Marquês de Pombal. Seguindo a linha cronológica, são tratadas as diferentes ocupações religiosas, militares e civis nos séculos seguintes, que culminam com a instalação da Universidade da Madeira.

Associadas ao texto, temos imagens de todas as épocas e da própria actualidade, muitas das quais únicas provenientes da colecção do autor, do Photografia – Museu ‘Vicentes’ e de outros acervos públicos e privados.

Completando a obra surgem também o glossário ilustrado, com termos arquitectónicos, históricos e religiosos, e a cronologia relacionada com mais de quatro séculos do colégio da Companhia no Funchal.

ESTUDOS SOBRE O SÉC. XIX NA MADEIRA
Política, Economia e Migração

Sinopse

A obra é composta por 9 textos que resultam de uma selecção de diversos artigos e comunicações, de carácter académico, que ao longo dos últimos anos o autor teve oportunidade de realizar. Entre eles, podem identificar-se dois denominadores: um, que diz respeito ao espaço, a Madeira; outro, em relação ao tempo, o século XIX, em particular a sua primeira metade. Só um dos textos diverge um pouco desta linha-de-força, apesar de, ainda assim, o tema abordado se inserir em questões que decorrem do século anterior.

Quanto aos temas desenvolvidos, embora sejam abordadas questões de carácter político, económico e migratório, em todos os textos é possível encontrar três fios condutores, para além da análise da realidade interna madeirense: o estudo da presença da Ilha, e da sua importância, na política externa portuguesa, em particular nas relações luso-britânicas, tendo como pano de fundo a sua inserção no espaço atlântico; a preocupação em demonstrar como as questões analisadas contribuem para o estudo e para uma melhor compreensão da Ideia de Autonomia, cuja génese considero remontar ao período das guerras napoleónicas; por fim, um contributo para melhorar o nosso conhecimento sobre a presença dos britânicos na Madeira.

Promoção ao abrigo da Lei do Preço Fixo do Livro (Decreto-lei n.º 196/2015 de 16 de Setembro de 2015), não acumulável com outras campanhas, descontos e promoções. I. V. A. incluído à taxa legal em vigor.

Sobre a Imprensa Académica

O primeiro trabalho editorial da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) foi publicado em Março de 2006. Tratou-se da publicação da primeira edição da sua revista mensal. Em 2010, o Governo Regional reconheceu a intervenção que a Académica realiza na área da ciência através do reconhecimento da AAUMa enquanto Instituição de Utilidade Pública. Ao longo dos anos, os nossos trabalhos de investigação resultaram em várias obras, publicadas em livro, a partir de 2013. Urgia, contudo, congregar a produção científica e todos os trabalhos editoriais da AAUMa e publicá-los sob uma única égide, a Imprensa Académica.

A nossa equipa editorial é composta por estudantes e por antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa). Os nossos profissionais dão formação e trabalham em conjunto com vários estudantes, nas tarefas de gestão da editora.

A actividade da Imprensa Académica pretende fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da nossa Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário.

Aliado a este propósito objectivou-se dedicar este conjunto de publicações à angariação de receitas para o apoio social aos estudantes da UMa. Acreditamos que a produção e a venda de livros é um trabalho moroso, mas sabemos que é o caminho certo para o sucesso académico da nossa Comunidade Académica.