Voluntariado en la isla de Madeira
30 de Março de 2017.
Vrijwilligerswerk op het Madeira
4 de Abril de 2017.

Um Mês, Um Tema: arte tumular

 O próximo Um Mês, Um Tema leva-o numa viagem à história e à cultura através da arte tumular em São Martinho, numa vista guiada por Emanuel Gaspar a 22 de Abril, pelas 11:00.

As sepulturas nos templos religiosos marcaram o comportamento cultural do Homem ocidental durante muitos séculos. Esta prática, contudo, foi proibida obrigando ao surgimento de espaços próprios fora do centro das cidades. A problemática que envolveu a criação desses locais, substituindo as necrópoles que existiam no interior, nos adros e nas zonas circundantes de alguns templos, já era discutida na Europa durante o séc. XVI. Conforme o investigador Fernando Catroga observou, somente com a Revolução Francesa, os países ditos católicos instituem o enterramento em necrópoles em espaços próprios e afastados dos núcleos urbanos.

Um pouco por todo o mundo os passeios aos cemitérios não se limitam ao dia dos Finados. Recebem visitantes para passeios, visitas de estudo, visitas guiadas e diversas actividades desenvolvidas em prol do conhecimento artístico, cultural e histórico.

Assim, e integrado na visita mensal, Um mês um tema, parte do programa da Herança Madeirense, que congrega a oferta cultural e turística da AAUMa, desafiamos a comunidade a visitar, de uma outra forma e com um outro olhar, o Cemitério de Nossa Senhora das Angústias, numa visita orientada por Emanuel Gaspar para poder ver, entre outros, detalhes da Capela e do Ossário, da autoria do Arquitecto Chorão Ramalho, do monumento dedicado aos que perderam a vida no ataque à Madeira levado a cabo pelos alemães na Primeira Grande Guerra e do magnífico anjo implorante, em bronze, da autoria de Francisco Franco.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, exclusivas para os portadores do Passaporte Cultural, mas obrigatórias em qualquer Gaudeamus ou no espaço Naturalmente Português, no La Vie.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. Desde de Março de 2017, o Mosteiro de Santa Clara passou a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.