20th anniversary EVS in Amarante
10 de Abril de 2017.
Festa do Livro: 17 a 22 de Abril
13 de Abril de 2017.

Dia Internacional dos Monumentos

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, dia 18 de Abril, com visitas guiadas gratuitas aos Paços do Conselho, à Igreja São João Evangelista e ao Colégio dos Jesuítas do Funchal.

A Associação Académica da Universidade da Madeira celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de Abril, envolvendo a sua região e os seus visitantes nesta celebração do nosso património e da necessidade em sensibilizar os cidadãos para a sua diversidade e vulnerabilidade, bem como para a sua protecção e valorização. Envolvendo estudantes e antigos estudantes de toda a Europa através da Herança Madeirense, o programa da AAUMa que congrega a sua oferta cultural e turística, serão dinamizadas visitas gratuitas. As inscrições podem ser feitas em qualquer Gaudeamus – Loja Académica da AAUMa ou por correio electrónico.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi aprovado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela Assembleia-geral da UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, comemora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Numa época fortemente marcada globalização e consequentes transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a preservação, o estudo e a divulgação do património é fundamental para a afirmação da diversidade cultural e para o reforço do conhecimento e do respeito entre os povos. Em 2017 o tema escolhido pela ICOMOS é a Herança Cultural e o Turismo Sustentável, escolhido pela sua relação com o Ano Internacional das Nações Unidas para o Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Tal opção insere-se no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Inscrições

As visitas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, terão lugar nos locais e horários abaixo:

Paços do Concelho: 11:00 e 15:00
Colégio dos Jesuítas do Funchal: 12:00
Igreja São João Evangelista: 11:30
Assembleia Legislativa: 16:00
Mosteiro de Santa Clara: 15:00

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. Desde de Março de 2017, o Mosteiro de Santa Clara passou a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.