Sarau de Abril
13 de Abril de 2017.
Adventure time
14 de Abril de 2017.

Todos temos deveres!

Será que sabes os teus direitos?

És aluno da Universidade da Madeira e estás a frequentar uma Licenciatura, um Mestrado ou um Curso Técnico Superior Profissionalizante? Se és e se estiveres a enfrentar algum problema na divulgação da nota de algum momento de avaliação, não deixes de reclamar através da nossa plataforma de apoio ao estudante. Com a tua ajuda, poderemos exigir que os regulamentos sejam cumpridos por todos os docentes.

Deves saber que:

  • a. Para qualquer elemento de avaliação (frequência, mini-teste, apresentação, trabalho, …) do período de aulas, o prazo máximo para que o aluno saiba a nota é de 30 dias (não úteis);
  • b. O aluno deve saber, com uma antecedência mínima de 72 horas da data do exame de recurso ou de melhoria de nota, qual foi a sua nota final da época normal/período de aulas;
  • c. As notas provisórias dos exames de recurso e de melhoria de nota devem ser divulgadas até 20 dias úteis depois da realização dessa avaliação;
  • d. A passagem de pauta temporária para pauta definitiva, para exames de recurso e de melhoria, deve ser realizada em 10 dias úteis.

Neste novo semestre, além do incumprimento de prazos do lançamento de notas, podes também reportar caso se verifiquem infracções da pontualidade e/ou assiduidade por parte dos docentes.

Todos os serviços de apoio ao estudante da AAUMa estão integrados no programa Universitas.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos novos estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, através da acção “Fora da sala também aprendemos” que pretende dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho logo no primeiro ano no ensino superior, com o apoio da agência Ciência Viva. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.