Festa do Livro: 24 a 29 de Abril
21 de Abril de 2017.
Simple life on Madeira
2 de Maio de 2017.

Tributo a Carlos do Carmo

No dia 21 de Maio, pelas 21:00, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Os ingressos podem ser adquiridos por 10 euros na Bilheteira do Teatro.

Anualmente a AAUMa e o Conselho de Cultura da UMa têm homenageado várias personalidades do cenário musical português. Este ano prestamos homenagem a um grande nome do fado, mundialmente reconhecido e premiado, inclusive com um Grammy pelo conjunto da sua carreira, sendo um dos dois únicos músicos portugueses a receber essa distinção da The Recording Academy, o fadista Carlos do Carmo.

Uma das primeiras acções desencadeadas pelo Conselho de Cultura da UMa e pela Associação Académica da Universidade da Madeira foi a realização, em 2013, de uma homenagem a Zeca Afonso, num belo espectáculo, em que a memória do grande cantor foi sublinhada pelo entusiasmo e a generosidade dos estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira.

Iniciou-se uma tradição, com a realização de espectáculos em que, simbolicamente, se expressa o reconhecimento da Academia pela importância da arte na vida de todos nós, através da preservação da memória daqueles que a criam e amam, em jeito de homenagem ao seu trabalho bem como envolve a comunidade num evento de cariz solidário já que as receitas são inteiramente destinadas a programas de apoio social para os estudantes da UMa.

Assim aconteceu em 2014 com o Tributo a Max, expoente cimeiro da música feita por madeirenses, em 2014 com o Tributo a Amália Rodrigues, no ano passado com o Tributo a António Variações e hoje se reedita com o nosso Tributo a Carlos do Carmo.

Porque as homenagens também se fazem em vida neste espectáculo, juntam-se em palco estudantes e antigos estudantes da Universidade em que a música se expressa tradicionalmente ou se recria em novos meios expressivos.

Figura maior do panorama fadista, Carlos do Carmo é filho único da grande fadista Lucília do Carmo e do empresário Alfredo Almeida, e nasceu em Lisboa no dia 21 de Dezembro de 1939. Iniciou a sua carreira como intérprete ainda criança já que, filho de uma das figuras de maior destaque do universo fadista – Lucília do Carmo – o intérprete afirma ter começado a ouvir fado no ventre da mãe.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos por 10 euros na Bilheteira do Teatro.

Classificação etária: M/6, Créditos Fotográficos: Simon Frederick.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. Desde de Março de 2017, o Mosteiro de Santa Clara passou a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. Além dessas acções diárias, a AAUMa promove diversas actividades culturais ao longo do ano. Saraus de música, concertos, visitas temáticas e outras iniciativas são oferecidas ao público madeirense e estrangeiro. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.