Sweet Island of Madeira
18 de Abril de 2017.
My first month in the paradise
21 de Abril de 2017.

Semana Académica Caruncho 2017

Reunião de Finalistas, dia 21 de Abril, às 16:30 na Sala do Senado.

A Semana Académica Caruncho 2017, onde se inclui a Bênção e o Corte (e não Queima) das Fitas remonta aos primeiros anos da AAUMa, no mandato de Jorge Carvalho na Direcção, Deodato Rodrigues na Mesa da Assembleia Geral e Ricardo Félix no Conselho Fiscal, equipa que tomou posse a 2 de Fevereiro de 1994. É logo nestes primeiros anos que as actividades de recepção aos novos estudantes e de despedida dos estudantes finalistas começam a ganhar importância discutindo-se a utilização e a escolha do traje académico da UMa e organizando-se, pela primeira vez, o Corte das Fitas e a constituição de uma Comissão de Praxe que viria a organizar e a controlar todas as actividades de recepção aos novos alunos.

A passagem pela Universidade proporciona a todos momentos que contribuem para a valorização pessoal de cada um. Dada a importância da Bênção e Corte das Fitas para centenas de estudantes (finalistas e caloiros) e suas famílias a AAUMa apostou, este ano, num plano criativo e diversificado de actividades que contribuem para a divulgação dos valores da tradição académica. A XXIII Semana Académica da Madeira apresenta-se, este ano, com a calendarização:

22 de Abril// Sarau de Fados de Coimbra

Pelas 21:00 o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Reitoria da UMa, é palco do Sarau de Fado de Coimbra dedicado a todos os finalistas, mas aberto ao público em geral. Os Fatum, grupo de fados da AAUMa, entoarão temas bem conhecidos das Monumentais Serenatas de Coimbra marcando o arranque da XXIII Semana Académica da Madeira. A entrada é livre.

29 de Abril// Arraial Académico

O Campus Universitário da Penteada recebe mais uma edição do Arraial Académico a partir das 21:00, com a presença das tunas feminina e masculina da Universidade da Madeira, a Tuna D’Elas e a TUMa e, depois, com a sonoridade à responsabilidade do DJ Andy Lux. Este evento terá associado duas problemáticas actuais e que estão a ser trabalhadas na comunidade académica: a toxicodependência e a violência no namoro. Desta forma, estarão presentes duas equipas que, de forma lúdica e descontraída, farão passar a mensagem de que a prevenção é a melhor defesa que os jovens universitários podem ter.

05 de Maio// Festa Académica no BBC

O Barreirinha Bar Café acolherá o penúltimo evento da XXIII Semana Académica da Madeira. Por situar-se nas imediações da Residência Universitária e por ser um local de eleição dos noctívagos, foi um dos espaços seleccionados para celebrar o adeus de centenas de estudantes universitários que terminam o seu curso e dar as boas vindas aos estudantes que começam, agora, a participar de forma activa na tradição académica da Universidade da Madeira.

6 de Maio// Bênção das Fitas, Corte das Fitas e Baile de Finalistas

O dia 6 de Maio é aguardado por inúmeros finalistas, caloiros e respectivos familiares. Neste dia, o 29.º aniversário da UMa, muitos são os que cortam o laço que os une à Universidade e muitos os caloiros que ascendem na hierarquia da praxe passando a poder, entre outros direitos e deveres, trajar pela primeira vez. A cerimónia religiosa terá lugar na Sé do Funchal (aberta a todas as instituições de Ensino Superior da Madeira e a todos os estudantes) pelas 15:30, seguindo do cortejo até ao Centro de Congressos da Madeira onde terão lugar dois momentos. Um, dedicado a todos os estudantes da UMa, onde serão entregues certificados de participação na XXIII Semana Académica da Madeira e Bênção das Fitas, e, minutos depois, a cerimónia praxista, limitada aos estudantes da UMa que integraram a tradição académica e praxista, onde os estudantes juntamente com um caloiro e o seu padrinho/madrinha, cortarão a fita, o laço que os une à Academia.

À noite, pelas 23:00 e por 5 euros, abrem-se as portas do Copacabana, no Casino da Madeira, para o Baile de finalistas aberto a todos os interessados. A sonoridade estará a cargo do DJ Delta, campeão italiano e finalista mundial do Red Bull Thre3Style 2016, uma competição que reúne os melhores DJs de diversas nações.

Haverá, ainda, espaço para o jantar dos finalistas para os interessados no Restaurante RIO composto por um Buffet de saladas, Bacalhau com crosta de broa de milho, Peito de frango com molho de cogumelos, Buffet de sobremesas e uma bebida durante o jantar, a 9 euros por pessoa.

A reserva do jantar deverá ser feita, por correio electrónico, para o endereço fo.cdm@pestana.com