My first month in the paradise
21 de Abril de 2017.
Tributo a Carlos do Carmo
30 de Abril de 2017.

Festa do Livro: 24 a 29 de Abril

Esta semana, de 24 a 29 de Abril, não perca a oportunidade de adquirir as obras: À Descoberta da História da Diocese Global e Cabral do Nascimento, Escrever o mundo por detrás de um monóculo e a partir de um farol, com 40% de desconto.

Com o objectivo de promover a cultura e a investigação, a Associação Académica da Universidade da Madeira, através da Imprensa Académica, tem vindo a editar obras diversificadas, inseridas nas mais variadas áreas do saber.

Assim, e associando-se ao Dia Mundial do Livro criado em 1995 por decisão da UNESCO, promovemos uma nova campanha a decorrer na Gaudeamus, durante todo o mês de Abril, o “Mês do Livro”.

Nesta última semana de campanha encontrará mais duas obras em promoção.

Não deixe passar esta oportunidade!

À DESCOBERTA DA HISTÓRIA DA DIOCESE GLOBAL

Sinopse

Eis uma história da Diocese do Funchal para jovens, mas que os grandes também podem ler, escrita como um pequeno conto. Factos, personagens, monumentos, casos e episódios do Funchal emergem ao longo da conversa viva e alegre da Tia Cristina e das sobrinhas a ponto de criar uma imagem nova e surpreendente da cidade…. Desenha-se, assim, o perfil de um pequeno arquipélago que teve um papel fundamental na grande história internacional.

Tendo como base o texto historiográfico de Cristina Trindade e Gabriel Pita, estudiosos que são também os responsáveis pela supervisão científica, Luísa Antunes Paolinelli construiu uma história da História dos eventos com o propósito de cativar os pequenos-grandes leitores e dar-lhes a conhecer a história da Diocese no ano em que se celebram os seus 500 Anos. Pascalqb deu-lhe vida através das imagens, sugerindo outros, novos sentidos. O volume contém, igualmente, da autoria de Filipa Sousa e Fábia Gomes, uma entusiasmante atividade lúdico-didática que convida quem lê a caminhar pelas ruas da cidade do Funchal à descoberta das suas múltiplas ligações com a história da Diocese e com a cultura da Madeira

CABRAL DO NASCIMENTO
Escrever o mundo por detrás de um monóculo e a partir de um farol

Sinopse

Cabral do Nascimento. Escrever o mundo por detrás de um monóculo e a partir de um farol inaugura a colecção Tratuário. Percursos para a História da Cultura Madeirense, um projecto editorial resultante de uma parceria entre o UMa-CIERL e a Imprensa Académica. À semelhança do que ocorrerá com os números seguintes da colecção, o livro agora editado desdobra-se em dois volumes autónomos, mas complementares.

O volume I, impresso em papel, funciona como pórtico de entrada na obra de Cabral do Nascimento. O volume II, em formato e-book apenso ao volume I, constituirá o núcleo fundamental da edição. Nele se republicam, em versão digitalizada, textos de Cabral do Nascimento (Funchal, 22 Mar. 1897 – Lisboa, 2 Mar. 1978) editados sob sua assinatura civil ou sob assinaturas ficcionais por ele criadas. Incluem-se aqui artigos, entrevistas, crónicas, recensões à sua obra e notícias biográficas dados à estampa em publicações periódicas insulares e continentais, entre 1913 e 1937, assim como livros e projectos editoriais (jornais e revistas; antologias; traduções) publicados em vida do autor.

Reúne-se também neste e-book um conjunto de estudos e testemunhos de diversas autorias que tomam como objecto de reflexão e análise a obra e o percurso biográfico de João Cabral do Nascimento. Estes textos, mais do que pretenderem afirmar-se como leituras definitivas, uníssonas e absolutas do legado deixado por esse intelectual madeirense, devem antes ser recebidos como contributos heterogéneos ou até descoincidentes entre si, publicados com o propósito de funcionarem como catalisadores e pistas de investigação para novos trabalhos académicos ou (re)criativos.

Por outro lado, procurando anular a distância supostamente existente entre a obra de Cabral do Nascimento e o discurso artístico dos nossos dias, os dois volumes do livro integram ainda contributos de trabalhos criativos (artes visuais e música) de vários artistas contemporâneos que aceitaram o desafio de dialogar com textos de Cabral do Nascimento.

Promoção ao abrigo da Lei do Preço Fixo do Livro (Decreto-lei n.º 196/2015 de 16 de Setembro de 2015), não acumulável com outras campanhas, descontos e promoções. I. V. A. incluído à taxa legal em vigor.

Sobre a Imprensa Académica

O primeiro trabalho editorial da Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) foi publicado em Março de 2006. Tratou-se da publicação da primeira edição da sua revista mensal. Em 2010, o Governo Regional reconheceu a intervenção que a Académica realiza na área da ciência através do reconhecimento da AAUMa enquanto Instituição de Utilidade Pública. Ao longo dos anos, os nossos trabalhos de investigação resultaram em várias obras, publicadas em livro, a partir de 2013. Urgia, contudo, congregar a produção científica e todos os trabalhos editoriais da AAUMa e publicá-los sob uma única égide, a Imprensa Académica.

A nossa equipa editorial é composta por estudantes e por antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa). Os nossos profissionais dão formação e trabalham em conjunto com vários estudantes, nas tarefas de gestão da editora.

A actividade da Imprensa Académica pretende fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da nossa Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário.

Aliado a este propósito objectivou-se dedicar este conjunto de publicações à angariação de receitas para o apoio social aos estudantes da UMa. Acreditamos que a produção e a venda de livros é um trabalho moroso, mas sabemos que é o caminho certo para o sucesso académico da nossa Comunidade Académica.