Simple life on Madeira
2 de Maio de 2017.
59 dias, com tudo pago!
5 de Maio de 2017.

Exposição: A Nossa Europa

A história da União Europeia e a actividade dos nossos voluntários: a nossa Europa!

A partir do dia 9 de Maio, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, a exposição A Nossa Europa, combina a história da União Europeia com a actividade que a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) desenvolve com voluntários de vários países do nosso continente. No âmbito das comemorações do Dia da Europa, assinaladas pela AAUMa, a exposição foi inaugurada pela docente universitária e Eurodeputada Liliana Rodrigues.

A exposição, além de um retrato factual e cronológico da história do projecto europeu contemporâneo, desde os Tratados de Roma até à actualidade, é composta por dezenas de imagens que foram captadas pelos voluntários da AAUMa e que ilustram a diversidade e riqueza das actividades que são desenvolvidas durante as acções que a Académica promove ao abrigo do Serviço Voluntário Europeu, um dos programas do Erasmus+.

O Serviço Voluntário Europeu é uma experiência de aprendizagem não formal, através da qual os jovens desempenham diversas funções, em regime de voluntariado, beneficiando uma população cuja cultura é muito diferente da sua. Cada jovem desenvolve certas competências profissionais, importantes para o seu futuro, além de competências pessoais: conhecem um novo meio, uma nova língua, uma nova cultura, num país da Europa que não seja o seu país de residência.

Os voluntários que colaboram com a AAUMa divulgam a cultura e história locais, realizando visitas guiadas, exposições temáticas, traduções de livros e brochuras, escrevendo artigos para a revista e desenvolvendo vários projectos. Através do seu trabalho, angariam fundos que mantêm programas sociais destinados a apoiar dezenas de estudantes universitários, nas mais diversas áreas, nomeadamente alimentação, material escolar, acervo bibliográfico e condições físicas de estudo. Nos tempos livres, os voluntários desenvolvem todo o tipo de actividades lúdicas. Alguns dedicam-se à prática desportiva, integrando equipas locais e chegando a participar em competições. Aventuram-se pelas magníficas paisagens da Madeira, fazendo caminhadas, desportos radicais, piqueniques e campismo, além de integrarem iniciativas relacionadas com a preservação da natureza da nossa ilha. Visitam as restantes ilhas do Arquipélago e passeiam pelo mar. Provam a gastronomia local e dão a conhecer os pratos típicos dos seus países, sobretudo durante as principais festividades. Aproveitam também a oferta cultural da Madeira, visitando museus e espaços culturais, indo a concertos e festivais, e, claro, divertindo-se na vida nocturna madeirense.

A entrada na exposição é gratuita, de segunda a sexta das 10:00 às 18:00 e sábado das 10:00 às 13:00, estando disponível o serviço educativo da Associação Académica, que organiza visitas para todas as escolas da região, sem qualquer custo, a esta exposição, à exposição História do Funchal, que continua patente no antigo colégio da Companhia de Jesus, e a vários momentos e atracções do Funchal.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. Desde de Março de 2017, o Mosteiro de Santa Clara passou a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.