Gadgets during your stay
9 de Julho de 2017.
People from the North
15 de Julho de 2017.

1125 visitas!

A Associação Académica, através do seu programa Universitas, organiza visitas gratuitas, durante todo o ano.

As visitas educativas promovidas pela Associação Académica da Universidade da Madeira, integradas no seu programa Universitas, são destinadas a estudantes de diferentes ciclos de estudo e contemplam diversos espaços e conteúdos programáticos. O Campus Universitário e o património histórico e cultural descoberto através das visitas à Igreja São João Evangelista, ao Colégio dos Jesuítas, à Sé do Funchal, aos Paços do Concelho e aos núcleos históricos da cidade foram visitados, durante o ano lectivo 2016-2017, por mais de 1200 estudantes da nossa região.

Com o objectivo de dar a conhecer as actividades de ensino e de investigação que a Universidade da Madeira desenvolve, a AAUMa promove um programa de actividades orientado aos estudantes e seus professores dos ensinos básico e secundário.

As actividades propostas abrangem várias áreas do saber e procuram mostrar aos alunos como é estudar na UMa, ao mesmo tempo que dão a conhecer melhor os cursos da Universidade e as perspectivas de futuro que​ oferecem.

​A Universidade da Madeira é visitada anualmente por grupos, escolas e público em geral, atraídos pela curiosidade em conhecer as instalações, os laboratórios, os centros de investigação e os cursos ⎯ planos curriculares e saídas profissionais, despertando o seu interesse para diversas áreas do saber, que passam pelas ciências naturais, exactas e sociais, saúde, humanidades, e artes.

No ano lectivo de 2016-2017, a AAUMa organizou visitas educativas que procuraram, sempre que solicitado e pertinente, dar resposta positiva aos pedidos de participação em sessões de informação, conferências, acções de apresentação e outras actividades organizadas pelas escolas.

Uma outra vertente das visitas educativas inclui a descoberta do património histórico e cultural da Madeira através de visitas educativas, também elas gratuitas, à Igreja São João Evangelista, ao Colégio dos Jesuítas, à Sé do Funchal, aos Paços do Concelho e aos núcleos históricos da cidade ⎯ de Santa Maria Maior e de São Pedro. Estas visitas pretendem proporcionar, aos jovens das escolas da Madeira, uma vivência plena da história destas edificações e da própria região onde está inserida razão pela qual será integrada, a partir de Setembro, uma nova atracção, incontornável para a formação cívica dos nossos jovens.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.