Mudámos a UMa!
5 de Agosto de 2017.

Renovação de inscrição

A renovação de inscrição dos alunos da Universidade da Madeira, para o ano lectivo 2017-2018, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de estudos, Diploma de Estudos Avançados e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), decorrerá através da plataforma InfoAlunos, opção “matrículas/inscrições”, entre os dias 21 de Agosto e 13 de Setembro.

Entre os dias 14 de Setembro e 30 de Novembro os alunos poderão realizar inscrições, com aplicação de uma coima.

Sou finalista e dependo da aprovação na Época Especial para conclusão do curso, como faço?

Os alunos finalistas, que realizarão unidades curriculares na Época Especial de avaliação para conclusão do seu curso, possuem um prazo de 5 dias úteis, que começa a contar a partir da data de publicação do resultado do último exame realizado nessa época, para efectuarem a sua renovação de inscrição, caso não possuam aprovação. Após esse prazo, o aluno tem a sua renovação condicionada ao pagamento das multas previstas na Tabela de Emolumentos, sem prejuízo da data limita fixada.

De acordo com o previsto no Regulamento de Propinas da Universidade da Madeira, a renovação da inscrição está condicionada ao pagamento de todos os valores do ano lectivo 2016-2017 e demais pagamentos pendentes.

A inscrição no novo ano lectivo apenas fica activa após o pagamento da taxa de 20 Euros, que deverá ser feita até o prazo limite indicado. As restantes referências, geradas pelo sistema, apenas ficam disponíveis para pagamento 24 horas após a quitação da taxa de inscrição.

A inscrição no novo ano lectivo apenas fica activa após o pagamento da taxa de 20 Euros, que poderá ser efectuada imediatamente após a quitação da taxa de inscrição no Gabinete de Apoio ao Estudante. As restantes referências, geradas pelo sistema, apenas ficam disponíveis para pagamento 24 horas após a quitação da taxa de inscrição, sendo que o pagamento da taxa deverá respeitar o prazo limite indicado.

Realizei a inscrição e desisti do curso, tenho que pagar as propinas?

Um aluno que realize a renovação de inscrição num curso deve ter em consideração que deverá cumprir o disposto no Regulamento de Propinas da Universidade da Madeira (artigo 8.º) para anulação da sua inscrição, sob pena de ter a obrigação de pagar a totalidade das propinas, e respectivos juros de mora, mesmo sem ter frequentado as aulas ou realizado exames.

Caso o pedido de anulação ocorra até ao fim do primeiro semestre de cada ano lectivo, o aluno terá que pagar todas as prestações vencidas até à data do seu pedido, incluindo a do mês em que realizou essa solicitação (alínea a. do n.º 1 do artigo 8.º do Regulamento de Propinas da Universidade da Madeira).

Se o pedido de anulação ocorrer após o início do segundo semestre, o aluno terá que pagar a totalidade da propina (alínea b. do n.º 1 do artigo 8.º do Regulamento de Propinas da Universidade da Madeira).

Excepciona-se das alíneas anteriores os casos dos ciclos de estudo que disponham em sentido diferente (alínea c. do n.º 1 do artigo 8.º do Regulamento de Propinas da Universidade da Madeira).

Alertamos que os alunos que anulem a inscrição por motivo de recolocação noutra instituição de ensino superior pública, ao abrigo dos diversos regimes de acesso e ingresso, não estão abrangidos por esses prazos.

No caso de ter pago qualquer valor de propina no curso anterior nesse mesmo ano lectivo, esse valor será contabilizado e descontado no valor de propina do novo curso, sendo anuladas as restantes facturas criadas e não pagas no curso anterior.

Consulta o Renovação de inscrição para o ano letivo 2017-18 sobre o processo de renovação, que serviu de base para este artigo.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.