Chip debaixo da pele
5 de Agosto de 2017.

AAUMa recebe Distinção Nacional

A Distinção Nacional Boas Práticas Associativismo Estudantil 2017 premeia o programa Herança Madeirense da Associação Académica da UMa.

O prémio Boas Práticas Associativismo Jovem 2017, na categoria Estudantil, visa distinguir as associações de estudantes do ensino superior que se destacaram, em 2016, pelas suas características e projetos de relevo. Do processo de seleção das candidaturas, o júri apurou como vencedora da sua região a Associação Académica da UMa com o programa cultural Herança Madeirense, que congrega a sua oferta cultural e turística. As associações estudantis do país candidatas são agrupadas e avaliadas de acordo com a região a que pertencem. Além de vencer na zona em que está integrada, a candidatura da AAUMa foi a que mais pontos angariou a nível nacional.

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística promovida pela AAUMa que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja São João Evangelista, os Paços do Concelho, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara e os núcleos históricos de Santa Maria Maior e de São Pedro. Através dos circuitos culturais e históricos os voluntários e colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da Madeira, nomeadamente os monumentos e os seus ocupantes, que ajudaram a moldar a nossa sociedade ao longo dos séculos. A poucos meses do início das festividades dos 600 anos do Povoamento da Madeira a atribuição desta distinção a um projeto cultural e histórico é um bom prenúncio e comprovam que a história é viva e dinâmica.

A entrega do prémio está prevista para Dezembro de 2017, em Lisboa.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. A partir de Março de 2017 o antigo Mosteiro de Santa Clara passa a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.