Architectural heritage
2 de Outubro de 2017.
Romance with the Mountains
5 de Outubro de 2017.

VR ao serviço da proteção ambiental

Programa do Banco Mundial para a proteção ambiental anuncia competição com o objetivo de criar um vídeo para a exposição de soluções climáticas. A iniciativa foi apresentada no Festival de Cinema de Veneza.

A partir do contexto de uma cidade (Veneza) em perigo de ser afetada pelo aquecimento global e pelo aumento acentuado do nível médio das águas do mar, o programa Connect4Climate, do Grupo Banco Mundial, anunciou a “Competição Internacional Uniting4Climate” com vista à “criação de um argumento para a produção de um vídeo em realidade virtual que conduza ao estímulo da ação climática e a soluções para as alterações climáticas”.

A competição procura um argumento (“uma proposta para a produção de um VR na forma de um documento com uma descrição de 400 palavras e um vídeo exemplificativo de 1 minuto”) que beneficie das vantagens da realidade virtual “para ilustrar e explicar a melhor forma de efetivar as soluções climáticas”.

Segundo a organização, “o objetivo é proporcionar a mais ampla participação internacional possível para pessoas criativas e com um apaixonado interesse ou forte experiência em ações ou soluções na temática das alterações climáticas, mas também com um enorme desejo de explorar a experiência de produção de um VR”.

Os vencedores serão selecionados por um júri composto por realizadores, artistas e líderes políticos.

Paul G. Allen, da produtora Vulcan, é o produtor exclusivo da competição, responsável por tornar real o vídeo com o conceito vencedor.

A competição está aliada à campanha “Uniting for Climate Action” e “pretende destacar a necessidade de participação individual, comunitária, empresarial, urbana, regional e a nível nacional na ação climática, encorajando uma abordagem universal às soluções climáticas, no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP23)” em Bona, na Alemanha, de 6 a 16 de Novembro de 2017.

As candidaturas podem ser realizadas até ao dia 15 de Outubro. Os vencedores serão anunciados na COP23. Para mais informações visita o site oficial.

Notícia do Canal Superior de 03/10/2017.