Sarau de Natal
20 de Dezembro de 2017.
Candidata-te!
21 de Dezembro de 2017.

Voluntários, bem-vindos!

O voluntariado transmite força e inspiração para o mundo! Dá o teu contributo!

Sabes o que é ser voluntário? Pode parecer absurdo, mas não precisas de ir para África ou para o Médio Oriente para contribuíres para uma sociedade melhor.

O voluntariado constitui todo o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizado de forma altruísta no âmbito de projectos ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do bem estar da população enfatizando valores como o altruísmo, a solidariedade, a dádiva e a caridade. De forma simples: ao fazeres uma acção que tenha um impacto positivo, apenas com o objectivo de ajudar, estás a fazer voluntariado. E isto é válido tanto para quem ajuda a salvar refugiados como para quem ajuda na organização de um evento musical, no apoio a pessoas doentes, na protecção de animais domésticos, na preservação do património material e imaterial local, no apoio aos mais carenciados mas também na sensibilização para problemáticas diversas.

O trabalho voluntário, desenvolvido por mais de 90 colaboradores, constitui a base da missão da Académica da Madeira. É através desse precioso contributo que prestamos o nosso serviço ao país e a todos os que connosco trabalham, pois acreditamos que o voluntariado estimula a formação e a educação dos seus associados que, através da sua colaboração nas várias iniciativas e actividades, acabam por desenvolver diversas competências que lhes serão úteis no seu futuro pessoal e profissional.

Ao longo do ano, são centenas as actividades que desenvolvemos, em diversas áreas, nas quais qualquer pessoa interessada pode colaborar, independentemente da idade, da experiência, do grau académico, da nacionalidade ou das competências. Temos uma equipa que dá todo o apoio necessário à integração de voluntários, para que seja uma experiência satisfatória para todos os envolvidos.

Queres dar o teu contributo? Para colaborares com a Académica da Madeira, basta passares no Students’ Help Desk ou enviares um e-mail para academico@aauma.pt e teremos todo o gosto em receber-te e ajudar-te a contribuir para uma sociedade melhor.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa Universitas promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.