Sustainable tourism
7 de Dezembro de 2017.
Lapinha de Poesia
8 de Dezembro de 2017.
A visita é gratuita mas carece de inscrição prévia, em qualquer Gaudeamus, e de apresentação do Passaporte Cultural por parte dos participantes.

16 de Dezembro | 11:00 | Início no Colégio dos Jesuítas do Funchal

A Académica da Madeira, através do seu programa Herança Madeirense, promove uma série de visitas guiadas por espaços de interesse cultural na cidade do Funchal. Para este ciclo de visitas temáticas foi estabelecido o dia de sábado para possibilitar a participação de mais interessados.

‘Um mês um tema’ pretende levar os interessados a vários pontos culturais da nossa cidade cumprindo o objectivo de divulgar o património, de difundir a cultura e de valorizar a história. Acreditamos que não devem ser apenas os nossos visitantes a beneficiar desse tipo de actividades culturais que são, habitualmente, apenas associadas às visitas educativas ou turísticas. Para que o nosso património possa ser valorizado é fundamental que ele possa ser conhecido.

A Madeira é uma das regiões portuguesas onde a comemoração do Natal é mais forte. Com o início de Dezembro, a Festa dura até ao 15 de Janeiro, por ocasião das comemorações do Santo Amaro. Ao longo de mês e meio o Funchal e toda a região desenvolvem actividades misto de tradição dos ilhéus e das inovações adoptadas para deslumbrar o visitante, que fazem do Natal mais do que uma festa religiosa, um cartaz turístico.

Mercados etnográficos, concertos e apresentações de grupos folclóricos, fogos de artifício no Fim de Ano, desenvolvem-se lado-a-lado com missas do Parto, Noite do Mercado, Noite do Pão, Reis e Varrer dos Armários, entre outros.

Iluminações natalícias com formas geométricas ou abstratas, anjos estilizados, bandeiras da região e mensagens de Boas Festas são já tão tradicionais quanto as lapinhas carregadas de modestos frutos, vasos de searinhas, alegra-campo e flores de papel para um Menino de vestido bordado segurando uma espiga de trigo.

O bacalhau nacional e o perú da América do Norte rivalizam com a canja e a carne de vinho e alhos. Vários doces e licores enchem as mesas, dos quais o bolo de mel de cana e o tim tam tum são dos mais costumeiros. No presépio iluminado em que o Funchal se torna, vamos descobrir a origem de algumas das tradições do Natal madeirense.

Estudioso das raízes da Festa, o historiador Nelson Veríssimo conduzirá uma visita pelas ruas da baixa da cidade, levando-nos a comparar o Natal antigo do moderno.

No dia 16 de Dezembro, a partir das 11:00, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre as tradições natalícias na Madeira numa visita muito especial, com início no Colégio dos Jesuítas do Funchal – Reitoria da Universidade da Madeira.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Académica da Madeira, materializa-se através da dinamização de vários monumentos e atracções do Funchal onde são promovidos um conjunto amplo de serviços com destaque para as visitas educativas gratuitas que são proporcionadas aos estabelecimentos de ensino de toda a região. Além disso, a Herança Madeirense oferece, gratuitamente, saraus de música, exposições, visitas culturais temáticas, áudio guias, circuitos autónomos de História e outras iniciativas.

O Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira, o Mosteiro de Santa Clara, o centro histórico da cidade e, desde Novembro de 2017, a Quinta Vigia são os monumentos e as atracções que estão integradas no nosso programa.

Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.

Vencedor, em 2017, de dois prémios nacionais, o Prémio de Boas Práticas do Associativismo Jovem, atribuído pelo Instituto Português da Juventude e Desporto, e o Prémio de Voluntariado Universitário, promovido pelo Santander Totta, a Herança Madeirense segue apostando na capacitação dos seus colaboradores e na excelência dos seus serviços.