O Universitas é o novo programa da Associação Académica da UMa que congrega toda a oferta de acções e iniciativas de acolhimento, de acompanhamento e de preparação para a inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários.

Este programa foi criado em consequência das actividades de integração e recepção aos alunos da Universidade da Madeira, cujo projecto, denominado Fora da Sala também Aprendemos, apresentado pela AAUMa em 2016, foi aprovado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, tratando-se de um dos 13 projectos que foram aprovados em Portugal, na sequência do desafio lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Banner_1195x395-02

A actividade inaugural do Fora da Sala também Aprendemos teve lugar no dia 28 de Abril de 2017 e levou os alunos do primeiro ano de Ciências da Cultura a participar numa visita guiada do circuito cultural History Tellers. Sendo este um curso com grande foco em História, esta actividade foi uma excelente oportunidade para, através de um passeio pelas ruas do Funchal, os estudantes aprofundarem o seu conhecimento sobre a História e Cultura da sua Região.

ht pp2
ht pp3

No dia 4 de Maio, foi a vez dos estudandes de Engenharia Electrónica e Telecomunicações participarem numa actividade diferente. No âmbito do projecto, e inserida numa aula da unidade curricular de Análise de Circuitos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem as instalações e equipamentos da Delegação da Madeira da ANACOM, bem como o trabalho desenvolvido.

anacom pp5
anacom pp6
1
2
4

A terceira actividade foi diferente das anteriores: não só por ser constituída por três acções mas, sobretudo, por contar com uma convidada especial, a Eurodeputada Liliana Rodrigues, que deu a conhecer aos estudantes do primeiro ano de Línguas e Relações Empresariais o trabalho que tem desenvolvido nas várias áreas em que está envolvida a nível internacional.

Posteriormente, no âmbito das comemorações do dia da Europa, os alunos presenciaram a inauguração da exposição “A Nossa Europa“, idealizada pelos vários colaboradores estrangeiros que se encontram a colaborar com a AAUMa através do Serviço Voluntário Europeu, tendo depois seguido Katarzyna Kozak, uma dessas colaboradoras, originária da Polónia, numa visita guiada pelo Colégio dos Jesuítas do Funchal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Sem Título-2
Sem Título-1
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A actividade seguinte permitiu aos alunos de Engenharia Informática visitarem uma empresa regional que tem tido sucesso e tem conseguido destacar-se, a nível internacional, no campo da Computação em Cloud. Sediada no Brava Valley, a ACIN iCloud Solutions recebeu os estudantes e apresentou várias das soluções tecnológicas da empresa, com direito a demonstração do seu funcionamento.

icloud pp1
icloud pp2

Porque desporto também é cultura, no dia 15 de Maio foi a vez dos estudantes do primeiro ano de Educação Física e Desporto participarem numa actividade do Fora da Sala também Aprendemos. Neste caso, a entidade que acolheu os nossos jovens foi o Clube Sport Marítimo, que ofereceu uma visita guiada a vários espaços das instalações do Estádio dos Barreiros, como o museu ou o centro de treinos.

5
7
6

A 18 de Maio foi a oportunidade dos alunos de Gestão e Economia participarem numa actividade diferente. Para tal, o Fora da Sala também Aprendemos levou estes estudantes numa visita à Sociedade de Desenvolvimento da Madeira onde puderam conhecer mais sobre esta entidade e sobre a sua importância na criação de empresas.

zona franca 789
zona franca 395

No seguimento das actividades desenvolvidas anteriormente, no dia 19 de Maio os alunos dos cursos de Ciências da Educação e Comunicação, Cultura e Organizações tiveram a oportunidade de experimentar o circuito educativo existente na Assembleia Legislativa da Madeira, numa visita guiada que deu a conhecer o papel desta instituição ao longo desde os seus primeiros dias e dotou os participantes de novos conhecimentos que lhes serão úteis no futuro.

assembleia 1
assembleia 4
assembleia 2

O curso seguinte a participar numa actividade do Fora da Sala também Aprendemos foi Biologia. Como tal, no dia 22 de Maio, os alunos do primeiro ano tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Microlab Madeira, onde puderam conhecer mais sobre a cultura in vitro de plantas e adquirir conhecimentos que serão úteis no futuro dos seus percurso académico.

microlab 2
microlab 1

Uma visita muito dinâmica foi o que puderam usufruir os alunos de Engenharia Civil no dia 23 de Maio. No Laboratório Regional de Engenharia Civil, puderam visualizar diversos processos, assistir a ensaios e conhecer mais sobre as características de vários tipos de materiais de construção.

lrec 1
lrec 3
lrec 2

No dia 25 de Maio, a Direcção Regional de Estatística deu as boas-vindas aos alunos do primeiro ano de Matemática, numa visita que procurou dar a conhecer a sua função e o trabalho desempenhado, tendo exemplificado através da caracterização da temática do desemprego, por meio da análise de diversos indicadores estatísticos.

drem 2
drem 1

Arte e Multimédia e Design foram os cursos seguintes a conhecer uma possível saída profissional. Neste caso, os alunos do primeiro ano tiveram a oportunidade de visitarem as instalações do Diário de Notícias da Madeira e da TSF-Madeira e conhecerem vários aspectos da parte artística e gráfica do trabalho desempenhado por estes órgãos de comunicação social.

dn 2
dn 1

No dia 9 de Junho realizou-se a última actividade prevista, na qual os alunos do primeiro ano de Psicologia tiveram a oportunidade de conhecer a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (delegação da Madeira) e a sua missão, bem como interagir com os profissionais que, diariamente, desenvolvem trabalho nesta área, de forma a adquirir conhecimentos importantes para o seu futuro profissional.

appda2
appda1