Este ano comemoramos os 30 anos do programa Erasmus, um verdadeiro marco para a Europa!

Por todo o continente Europeu, inúmeras actividades foram organizadas para assinalar esta ocasião e celebrar este programa que proporcionou, desde o seu início, uma experiência inesquecível a 9 milhões de pessoas e que, cada vez mais, se apresenta como essencial para o desenvolvimento de cidades, regiões e países.

Banner texto Erasmus-01

De forma análoga, a AAUMa associou-se às comemorações e, no dia 17 de Junho, com início às 11:00, até ao início da tarde, foram várias as actividades promovidas por estudantes, antigos estudantes e voluntários ao abrigo do Serviço Voluntário Europeu, usufruídas pela população local bem como por visitantes estrangeiros, onde a multiculturalidade e a diversidade foram presença constante.

04 583x320
05 583x320

Kamil Swiderski, voluntário da Polónia que integra o programa Herança Madeirense, foi o anfitrião. Apresentou o programa das festividades a todos os que responderam afirmativamente ao convite para esta actividade onde celebrámos a Europa. Outros voluntários da AAUMa, portugueses e estrangeiros, colaboraram com esta comemoração de diversas formas: recebendo e interagindo com os participantes, confeccionando pratos típicos dos seus países e/ou regiões, ou, simplesmente, através da sua presença no evento.

01 789x395
07 380x395

As efemérides tiveram início com uma visita guiada, gratuita, ao edifício do Colégio dos Jesuítas do Funchal em português, em inglês e em alemão, parte integrante das visitas culturais da Herança Madeirense, onde a maioria dos voluntários europeus desenvolvem a sua actividade diária. Com esta actividade, foi possível partilhar parte da Cultura e da História do Funchal com visitantes de diversas nacionalidades.

12 380x320
10 380x320
11 380x320

O ponto alto do dia foi a degustação de pratos típicos europeus. pierogi da Polónia, uma bebida típica da Colômbia, salada de batata Alemã, pastelaria tradicional Portuguesa ou comida característica de Espanha foram algumas das iguarias presentes, num momento que celebrou, de forma única, a diversidade de tradições, neste caso ao nível da gastronomia, para grande deleite de quem teve a oportunidade de saborear.

09 380x395
08 380x395
06 380x395

A arte é outra bandeira de diversidade e, como tal, não poderia faltar a este evento. Primeiro através de música ao vivo, primeiro pelo Duo Island Soul, provenientes da Rússia, e depois por Tiago Silva, natural da Madeira. Para encerrar as celebrações, seguiu-se a exibição do filme A Residência Espanhola, que conta a história de Xavier, um jovem estudante francês inscrito no programa Erasmus, que aluga um apartamento na baixa de Barcelona. Com ele, partilham esta casa outros estudantes, provenientes de vários países Europeus: um rapaz italiano, uma inglesa, um jovem dinamarquês, uma jovem mulher belga, um alemão e uma rapariga da Andaluzia.

03 583x395
02 583x395