Torneio de Futebol de 7
8 de Novembro de 2016.
Calendário Litúrgico
10 de Novembro de 2016.

Levadas Académicas

De Outubro a Junho, acompanha-nos nesta aventura.

A Associação Académica da Universidade da Madeira regressa este ano lectivo com os sempre convidativos e fantásticos passeios a pé pela nossa extraordinária ilha.

As “levadas” são estreitos cursos de água, construídos pelo Homem nos primórdios da colonização, para levar água aos terrenos agrícolas que, por diversos factores, não usufruíam da quantidade de água suficiente para a agricultura e são, actualmente, um dos maiores atractivos turísticos da Madeira.

Os passeios decorrem em diferentes contextos: alta montanha, ao longo de grandes percursos de água, no interior do verde exuberante da floresta Laurissilva, junto ao mar, entre outros, dependendo do local dos mesmos. A maioria possuí também diferentes níveis de dificuldade.

Ao longo dos percursos que a AAUMa propõe, poderemos encontrar espécies de fauna e de flora raras no Mundo, pertencentes à Floresta Laurissilva da Madeira, distinguida como Património Natural da Humanidade pela UNESCO. Árvores como o loureiro (Laurus azorica), o til (Ocotea foetens) ou o vinhático (Persea indica), além de muitos outros arbustos, plantas e musgos únicos no Mundo e aves como a freira da Madeira (Pterodroma madeira), o pombo trocaz (Columba trocaz), o bisbis (Regulus ignicapillus maderensis) e o tentilhão (Fringila coelebs maderensis).

Os passeios têm decorrido de uma forma muito satisfatória e interessante para todos os participantes. Ao longo dos percursos são tiradas fotos de belo efeito, comprovando as fantásticas paisagens que as caminhadas proporcionam.

A grande maioria dos participantes das caminhadas organizadas pela AAUMa é composta por estudantes da Universidade da Madeira, com especial destaque para os alunos do programa ERASMUS. No entanto, esta actividade está aberta à comunidade em geral, possibilitando a todos a oportunidade de poder usufruir da beleza que a nossa ilha oferece. Com a reabilitação de muitos percursos danificados pelas catástrofe de 2010 e fogos de 2011, proporciona-se a oportunidade de fazer alguns percursos inéditos nas organizações da AAUMa.

Estamos convictos de que os passeios a concretizar serão do agrado de todos os participantes.

Todas as levadas da AAUMa iniciam-se no Campus Universitário da Penteada, no Funchal, pelas 9 horas. Os lugares disponíveis são limitados e dependem de factores como a disponibilidade do autocarro, a sua lotação, o grau de risco do percurso e a previsão do estado climatérico.