Perguntas e Respostas sobre a Graduação de 2024

bookmark

Categoria

Apoio ao estudante
bookmark

Última atualização

26-04-2024
courses details

Apoio ao estudante

A ACADÉMICA DA MADEIRA preparou um conjunto de PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre a cerimónia de GRADUAÇÃO de 2024.

São esperadas mais de 4 mil pessoas na Cerimónia de GRADUAÇÃO. Trata-se de um evento simbólico, organizado há vários anos pela ACADÉMICA DA MADEIRA, para assinalar o final do percurso académico de todos os estudantes finalistas da Universidade da Madeira. A cerimónia, aberta a qualquer estudante, reunirá todas as faculdades e escolas superiores da Universidade da Madeira.

Perguntas e Respostas

  • 32 Perguntas

Os eventos serão realizados no sábado, dia 29 de junho de 2024.

Na parte da manhã, às 10:00, a GRADUAÇÃO acontece no coração do Funchal, no Largo do Colégio dos Jesuítas, a praça em frente aos Paços do Concelho. A tradição académica será sentida nas artérias da nossa cidade, num dia que os finalistas e as famílias recordarão. Após a GRADUAÇÃO, os finalistas também podem se dirigir ao Pátio dos Estudantes, no Colégio dos Jesuítas, para fotografias com os seus amigos e familiares, registando a sua GRADUAÇÃO num edifício secular. Na parte da tarde, haverá a Missa da Bênção das Fitas, numa organização do Departamento da Pastoral de Ensino Superior da Madeira.

Considerando os cerca de 400 finalistas que irão participar, o Largo do Colégio dos Jesuítas terá 500 cadeiras para acomodar todos os finalistas. Tratando-se de um dia de verão, num evento no coração da cidade, aconselhamos a utilização de chapéus e proteção. Estima-se que o evento dure 2:30 horas. Na parte da tarde, a Missa da Bênção das Fitas decorrerá na Sé do Funchal. As portas abrem às 14:30, permitindo que os finalistas entrem no espaço antes das missa que começa por volta das 15:30.

Os convites que os finalistas irão recolher na GAUDEAMUS da Penteada servem para recordação do finalista e dos seus convidados, tendo um significado simbólico. Não é necessário possuir um convite para assistir à cerimónia da GRADUAÇÃO e o mesmo não serve como "bilhete" para se sentar nas cadeiras.

Todos os finalistas dos cursos profissionais, das pós-graduações, das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos que integrem uma das seguintes faculdades: Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de Artes e Humanidades, Faculdade de Ciências da Vida, Escola Superior de Tecnologias e Gestão e Escola Superior de Saúde.

A entrega dos diplomas será feita por ordem alfabética das Faculdades e das Escolas Superiores. Dentro de cada unidade orgânica, em ordem alfabética de curso.

Escola Superior de Saúde da UMa

Enfermagem e CTESP Serviço Familiar e Comunitário.

Escola Superior de Tecnologias e Gestão

CTESP Contabilidade e Fiscalidade, CTESP Cozinha e Produção Alimentar, Direção e Gestão Hoteleira, Mestrado em Gestão Hoteleira, CTESP Informação e Comercialização Turística, CTESP Marketing Digital no Turismo, CTESP Redes e Sistemas Informáticos e CTESP Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

Faculdade de Artes e Humanidades

Artes visuais, Comunicação Cultura e Organizações, Design, Estudos da cultura, Línguas e Relações Empresariais e Psicologia.

Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Bioquímica, Engenharia Civil, Engenharia Informática e Matemática.

Faculdade de Ciências Sociais

Ciências da Educação, Economia, Educação Básica, Educação Física e Desporto, Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Gestão.

Faculdade de Ciências da Vida

Biologia.

Entre os dias 3 e 14 de junho, na GAUDEAMUS da Penteada, deves recolher os convites para a GRADUAÇÃO. Serão entregues num envelope único, contendo todos os teus convites. Guarda-os com cuidado, e indica aos convidados, pois não poderemos emitir novos convites. Não é necessário apresentar o código de inscrição, apenas um documento de identificação.

Sim, no caso do finalista não ter disponibilidade para recolher os seus convites, estes podem ser recolhidos por um familiar, por um amigo ou colega, que deverá se identificar para registo da recolha.

As cerimónias de GRADUAÇÃO, organizadas pela ACADÉMICA DA MADEIRA, não têm custos para os finalistas.

Sim. A ACADÉMICA DA MADEIRA vai oferecer, a todos os finalistas, um diploma único e personalizado para recordação desse dia. Após subir ao palco, o finalista recolhe o seu diploma. Trata-se de uma recordação da cerimónia, um documento simbólico.

Por tradição, o finalista é acompanhado pelo seu padrinho ou madrinha. Essa escolha é feita pelo finalista, com os critérios que entender, sem necessidade de comunicação para organização.

Quem assim o entender, se for estudante de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, pode participar na GRADUAÇÃO utilizando o Traje Académico, preto ou azul. É essa a recomendação da ACADÉMICA DA MADEIRA para incentivar a preservação da tradição académica. A cartola, apesar de muito utilizada pelos finalistas, não é de uso obrigatório, tal como a pasta timbrada ou a pasta académica. São peças que costumam servir para recordação dos participantes e integram a tradição académica. No caso dos estudantes dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, não devem utilizar o traje académico e, por isso, devem utilizar um vestuário sóbrio e adequado para a GRADUAÇÃO. Um fato, com ou sem gravata, um vestido longo ou um tailler, são boas opções, mas apenas sugestões. No espírito e na tradição do traje académico, pautando a presença pela sobriedade que o momento exige, sem luxos, maquilhagem ou penteados extravagantes.

A GRADUAÇÃO é um momento importante da vida académica de qualquer estudante. Se estiver trajado, no caso dos estudantes de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento, devem ter em consideração as regras do Código de Praxe sobre a utilização adequada do traje académico. Em especial, considerem que não é permitido o uso visível de brincos, de relógios de pulso, de fios, de pulseiras e de piercings, a utilização de anéis, exceto alianças de compromisso, de noivado ou de casamento e anéis de curso. É, igualmente, interdito o uso de qualquer tipo de maquilhagem, o uso de verniz, de gel e de adesivos para as unhas, além de outros adereços que não integram o traje académico como boinas, chapéus, luvas ou guarda-chuva.

No caso das licenciaturas, podem verificar as fitas timbradas na GAUDEAMUS.pt e, na descrição de cada fita, encontram os cursos. I. Artes Visuais: Verde, II. Ciências (Exatas e Naturais): Azul Celeste, III. Estudos de Cultura: Azul-Turquesa, IV. Ciências da Educação: Laranja, V. Ciências da Saúde: Amarelo, VI. Comunicação, Cultura e Organizações: Violeta, VII. Design: Cinzento, VIII. Direção e Gestão Hoteleira: Laranja e Amarelo, IX. Ed. Física e Desporto: Castanho, X. Economia e Gestão: Vermelho, XI. Educação Básica: Verde-claro, XII. Educação de Infância: Rosa Bebé, XIII. Engenharias: Tijolo Vermelho-escuro, XIV. Línguas e Relações Empresariais: Azul-escuro e Vermelho, XV. Letras: Azul-escuro, XVI. Professores do Ensino Básico: Verde-claro, XVII. Psicologia: Laranja, XVIII. Serviço Social: Verde Garrafa.

Por tradição, os finalistas de licenciatura da Universidade da Madeira utilizam fitas timbradas na pasta (académica ou timbrada). Existe uma cor para cada curso. No caso dos Cursos Técnico Superiores Profissionais, a cor da fita que deve ser utilizada é a Azul Celeste, pois é a cor da Universidade da Madeira.

No mesmo espírito dos restantes cursos que não têm uma cor estabelecida, a cor da fita é a Azul Celeste, pois representa a Universidade da Madeira.

A fita timbrada, com o símbolo da Universidade da Madeira, é utilizada na pasta de finalista ou na pasta académica. A fita de cetim que se usa no braço esquerdo, apenas quando o estudante integra a Praxe Académica, deve ter 8 centímetros de comprimento, sendo que a largura pode estar entre os 0,8 e 1 centímetro (“A identificação do grau académico do utilizador do Traje será feita através do uso de fitas de cetim”, cap. VII, art. 2.º do Código de Praxe).

Trata-se de uma celebração religiosa, que será realizada na parte da tarde, sob a responsabilidade do Departamento da Pastoral de Ensino Superior da Madeira. Qualquer finalistas dos cursos profissionais, das pós-graduações, das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos podem participar.

A Missa da Bênção das Fitas é uma organização do Departamento da Pastoral do Ensino Superior, que pode ser contactado através do endereço pastoraluniversitariamadeira@gmail.com.

A GRADUAÇÃO é destinada a todos os estudantes finalistas – dos cursos profissionais, das licenciaturas, das pós-graduações, dos mestrados e dos doutoramentos – trajados ou não trajados, participantes da praxe ou não. Os finalistas, são chamados ao palco e recebem uma recordação, um diploma simbólico desse momento especial para todos os seus familiares, colegas e academia.

Não é obrigatório, mas o estudante quando é chamado para receber o diploma pode fazer-se acompanhar por um padrinho ou madrinha escolhido por si e que pode, inclusive, não estar ligado à Universidade. Pai, mãe, filho, amigo, marido, mulher, todos são passíveis de apadrinhar um finalista.

As inscrições estão abertas até ao dia 30 de abril. Por uma questão de segurança e de planificação, as inscrições, são de caráter obrigatório. O estudante finalista pode realizar a inscrição aqui, enquanto estiverem disponíveis.

Caso tenha optado por outro número, pode alterar a sua inscrição, até ao dia 31 de maio, na mesma plataforma, repetindo todos os seus dados e alterando o número para a quantidade desejada. Após o dia 31 de maio a plataforma encerra e não conseguirá fazer qualquer alteração.

Não, mas é recomendado e incentivado a todos os estudantes pela tradição que representa há quase três décadas.

Qualquer estudante é livre de participar nas atividades da ACADÉMICA DA MADEIRA. Isso inclui a GRADUAÇÃO e todas as atividades dessas festividades.

O Traje pode ser adquirido de forma remota na GAUDEAMUS.pt (devem ser adquiridos até 7 de junho de 2024), na Eurofardas ou em várias lojas que comercializam. Atenção, pois, existem preços diferentes em cada loja. Existem duas opções: o traje nacional (negro) e o traje azul, da Universidade da Madeira.

A Cartola deve ser adquirida até ao dia 26 de abril de 2024. O pedido da Pasta Timbrada deve ser realizado no portal até o dia 3 de maio de 2024.

As fitas devem ser adquiridas tendo em atenção as cores definidas para cada curso. O finalista pode partilhá-las com família, colegas e amigos para que registem uma dedicatória. A fita preta é dedicada a funcionários – docentes e não docentes – da UMa, caso seja da sua vontade colocar na sua pasta junto com as restantes fitas para benzer.

Os emblemas e os pins devem estar relacionados com as vivências do finalista enquanto estudante universitário. Não é de uso obrigatório, mas ao colocar os emblemas os finalistas devem ter atenção às regras existentes (pelo avesso, uma ordem recomendada, sem se ver costuras) plasmadas no Código de Praxe da UMa.

Os estudantes finalistas dos Cursos Profissionais, tal como das licenciaturas, dos mestrados e dos doutoramentos, podem participar na Missa da Bênção das Fitas e na GRADUAÇÃO.

Sim, haverá um Baile de Finalistas na discoteca Copacabana. A entrada terá um valor de 5€, apenas até às 01:00, para os portadores do CARTÃO ACADÉMICO, através da nossa aplicação ACADÉMICA, e com a oferta de 2 bebidas. Dado o fluxo esperado de convidados, aconselhamos que chegue às 23:00, duas horas antes do fim da entrada especial, para evitar longas filas e para evitar perder o direito ao preço promocional por estar na fila depois das 01:00.

Sim, a GRADUAÇÃO é uma cerimónia oficiosa, promovida pela ACADÉMICA DA MADEIRA e sem qualquer valor legal. O estudante escolhe quando deseja fazer, sem a necessidade de apresentar qualquer comprovativo ou justificação. A obtenção do grau é um ato administrativo, obedecendo o disposto na legislação e nos regulamentos e nas normas da Universidade da Madeira.

Se continua com dúvidas ou sente que precisa de mais apoio, passe pela GAUDEAMUS da Penteada, pelo STUDENTS’ HELP DESK ou telefone para +351 291 70 50 60 (chamada para a rede fixa nacional), deixando mensagem após o sinal. O sistema retornará a ligação.