Bolsa de Alimentação
19 de Dezembro de 2016.
Cartão Universitário
21 de Dezembro de 2016.
Bolsa Escolar

A Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) tem uma missão ampla e variada, onde está prevista a participação na definição e execução dos programas de acção social e na melhoria das condições de ensino. Um recente relatório da empresa de consultoria McKinsey patrocinado pela Comissão Europeia indica que os jovens portugueses estão entre os jovens que mais justificam a decisão de não concorrer ao ensino superior ou de deixar o curso incompleto devido às dificuldades financeiras. Dos inquiridos que não passaram o ensino secundário, 38% não estudaram mais por falta de dinheiro para os custos associados e 31% não estudaram porque precisavam de trabalhar. Dos inquiridos que ingressaram no ensino superior mas acabaram por interrompe-los, 23% dos portugueses disseram que já não podiam pagar as propinas e 34% trabalhavam e não tinham tempo para estudar. Ciente deste preocupante quadro económico da região e do país, das consequentes dificuldades dos estudantes e das suas famílias, e da quebra de inscritos no ensino superior a AAUMa, iniciou em Fevereiro de 2014, a Bolsa Escolar.

Bolsa Escolar tem como principal objectivo diminuir a despesa dos estudantes universitários mais carenciados na rubrica do material escolar. Através de um sistema de comparticipação da iniciativa pública e privada, os estudantes bolseiros podem requerer a Bolsa Escolar. O número de bolsas atribuídas durante o semestre será limitado pelo número de comparticipações da iniciativa pública e privada.

O prazo de candidaturas é anunciado a todos os estudantes bolseiros inscritos na Universidade da Madeira através de correio electrónico. A seriação dos candidatos tem por base o regulamento da Bolsa Escolar e será avaliada pelos SASUMa.

Débito Directo – Nova forma de contribuir… saiba mais aqui!

Como contribuir?

Os donativos podem ser feitos em dinheiro ou espécie (cadernos A4, canetas, lápis e borrachas) no Secretariado da AAUMa, no piso -1 do Campus Universitário da Penteada. Para mais informações, basta entrar em contacto connosco através do endereço de e-mail: aauma@uma.pt.

Quando ajudar?

Os donativos podem ser feitos durante todo o ano.

Como devo proceder caso queira realizar alguma contribuição?

Caso queira contribuir pode entrar em contacto com a AAUMa através de um dos nossos canais de comunicação: 291 705 060; aauma@uma.pt; e no Secretariado da AAUMa. Em alternativa pode transferir para a conta Associação Académica da Universidade da Madeira, através dos seguintes dados:

NIB: 0018 0003 1780 9781 0207 8
IBAN: PT50 0018 0003 1780 9781 0207 8
BIC: TOTAPTPL
TITULAR DA CONTA: Associação Académica da Universidade da Madeira.

Tenho algum benefício?

De acordo com os pontos n.º 3 e 4 do Artigo 62.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais, a comparticipação na Bolsa Escolar, é um donativo que pode ser majorado pelas empresas em 130% do valor total, até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou dos serviços prestados.