UMa abre candidaturas
16 de Junho de 2017.
Non-formal education in Madeira
20 de Junho de 2017.

X Monumental Serenata

Dia 30 de Junho, sexta-feira, às 21:00, a Associação Académica da UMa celebra a cultura portuguesa com a X Monumental Serenata Académica, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, com entrada gratuita.

Há 10 anos a cantar Coimbra a X Monumental Serenata Académica da Madeira conta com a presença do grupo Madeirense de Fados de Coimbra e os Fatum – Grupo de Fados da AAUMa.

Num espetáculo com cerca de duas horas, em pleno Pátio dos Estudantes, nos jardins do antigo colégio da Companhia de Jesus, os presentes poderão testemunhar a preocupação, nos últimos anos, da Académica Madeirense em organizar actividades culturais com vista à conservação e à valorização de um conjunto de bens que, pelo seu interesse histórico, artístico, paisagístico, científico e social, integra o património cultural da Madeira.

O evento tem início às 21 horas com a actuação do Grupo Madeirense de Fados de Coimbra, composição que já participou em edições anteriores da Monumental Serenata Académica da Madeira e que, nas celebrações do 10.º aniversário, aceitaram novamente o convite. De seguida, entram em palco os Fatum, o grupo de fados da AAUMa e que, em 2014, lançou o seu primeiro álbum discográfico. Constituído por estudantes e antigos estudantes da Universidade da Madeira, este grupo tem representado a Madeira nacional e internacionalmente e tem sido o anfitrião dos Saraus de Fado de Coimbra, que acontecem no último fim de semana de cada mês, num evento de angariação de fundos para os programas de apoio social aos estudantes da UMa, executados pela Associação Académica da UMa.

Trazendo o timbre da Guitarra de Coimbra, a melódica voz dos cantores e o ritmo vibrante da viola a que ninguém fica indiferente cantar-se-á o Fado de Coimbra numa noite que terminará com a degustação de produtos regionais e com a oferta do selo comemorativo aos portadores do Passaporte Cultural.

Sobre a Herança Madeirense

A Herança Madeirense congrega a oferta cultural e turística, promovida pela Associação Académica da Universidade da Madeira, que, entre outras actividades, dinamiza o Colégio dos Jesuítas do Funchal, a Igreja de S. João Evangelista, os Paços do Concelho do Funchal, a Assembleia Legislativa da Madeira e o centro histórico da cidade. Desde de Março de 2017, o Mosteiro de Santa Clara passou a integrar e a enriquecer a nossa oferta. Através dos circuitos culturais e históricos os nossos colaboradores ajudam o visitante a conhecer o rico património material e imaterial da nossa região, permitindo que o visitante explore como esses monumentos, e os seus ocupantes, ajudaram a moldar a nossa sociedade. A Associação Académica angaria os seus próprios fundos e depende do apoio dos seus visitantes, doadores, mecenas e voluntários. Através dos proveitos das visitas conseguimos financiar vários programas de apoio social cujos beneficiários são os estudantes da Universidade da Madeira.