Students’ Help Desk
29 de Agosto de 2017.
Access to forests is our privilege?
1 de Setembro de 2017.

History of Funchal

A nossa História, na nossa Europa!

A Imprensa Académica, a chancela editorial da Associação Académica da Universidade da Madeira apresenta, no dia 6 de Setembro, no Espaço Yehuni Mehudi do Parlamento Europeu, em Bruxelas, o livro History of Funchal. Trata-se de uma publicação inédita, traduzida para a Língua Inglesa, do original de Rui Carita, publicado pela primeira vez em Dezembro de 2013. A obra conta com um prefácio da eurodeputada e professora universitária Liliana Rodrigues.

Esta edição contou com o apoio da Associação de Promoção da Madeira pelo seu potencial na afirmação nacional e internacional da Madeira como ponto de referência em activos diferenciadores como a História e a Cultura, pelo carácter inovador, pelo rigor científico presente em cada página e pela importância do conhecimento apresentado, que se reveste de grande importância para a manutenção da identidade única da Madeira face aos desafios decorrentes desta era contemporânea.

A apresentação desta obra encerra, também, uma mensagem muito importante: num mundo em que cada vez mais se fala de populismo, de nacionalismo e de muralhas divisórias, foi possível demonstrar que a interacção, o trabalho de equipa e a troca de conhecimentos entre pessoas de diferentes culturas e nacionalidades é o caminho certo para a concretização do bem comum. Mais concretamente, a idealização e execução desta obra permitiu reunir e colaborar, na prossecução de um objectivo comum, Jessica Clancy e Josef Butler, jovens voluntários ingleses ao abrigo do programa Erasmus+, Cefyn Embling-Evans, actualmente arquivista e historiador da Igreja Inglesa e do Cemitério Britânico, e Fábio Faria, antigo aluno da Universidade da Madeira, actualmente um dos colaboradores do programa Herança Madeirense, que reúne a oferta cultural e turística da AAUMa, bem como dezenas de outras contribuições durante um longo processo de retroversão e de revisão que se estendeu durante 10 meses.

Sobre a obra

A publicação History of Funchal, traça as etapas da evolução da urbe funchalense, desde o seu povoamento à actualidade. Para isso, teve de abordar as actividades que contribuíram para o seu desenvolvimento económico, com realce para as principais produções geradoras de riqueza e prosperidade. Dessa prosperidade tornou-se a Madeira apetecida do grande comércio, mercê da produção açucareira e a partir dela se projectou um sector industrial que proliferou no espaço Atlântico, especialmente no Brasil. Também se conclui que a Madeira serviu de teste a um modelo político-administrativo que serviu para o espaço económico sob o domínio da coroa portuguesa. Rica em ilustrações, em mapas, em esquemas e em fotografias antigas, esta obra é um retrato único de mais de cinco séculos de história do Funchal e de toda a região. São centenas de imagens que compõem esta publicação.

Sobre o autor

É professor catedrático de Arte e Design da Universidade da Madeira, onde exerceu funções de vice-reitor e pró-reitor para a área de projetos científicos. Foi professor convidado da Universidade de Pisa, em Itália, e assessor para a recuperação de património na Universidade de Santa Catarina, no Brasil. Em 2013 editou, em parceria com a Imprensa Académica, a obra Colégio dos Jesuítas – Memória Histórica, o que constitui o primeiro passo para a abertura do antigo Colégio dos Jesuítas do Funchal ao público. Em 2012 foi convidado a integrar um projecto similar, no sultanato de Sarjah, nos Emirados Árabes Unidos, que envolveu trabalhos de arqueologia nas antigas fortalezas portuguesas do Golfo da Arábia. Tem orientado teses de mestrado e de doutoramento em universidades portuguesas, italianas, espanholas e marroquinas, onde também tem integrado júris, especialmente nas áreas do Património Edificado, da Arquitectura e Urbanismo, da Arqueologia e das Artes Decorativas. É autor de cerca de 50 livros e 200 catálogos, além de roteiros de comunicações editados em várias línguas. Em 2010, foi editado o seu Roteiro Republicano, referente à Madeira e, em 2008, vários trabalhos sobre a história da cidade do Funchal, pela comissão Funchal 500 anos, responsável pelas celebrações do 5.º centenário da elevação do Funchal a cidade, e pelos CTT – Correios de Portugal. Com várias obras editadas pela Imprensa Académica nos últimos anos, actualmente publica, pela nossa editoria, a colecção História da Madeira, em 6 volumes.  

Sobre a Imprensa Académica

A actividade da Imprensa Académica, chancela editorial da AAUMa, pretende fomentar a investigação científica nos estudantes e nos antigos estudantes da UMa, divulgar os trabalhos produzidos pelos membros da nossa Universidade e aproximar o leitor do conhecimento científico que não pode ficar restrito a um círculo próximo do ensino universitário. Aliado a este propósito objectivou-se dedicar estas publicações à angariação de receitas para o apoio social aos estudantes da UMa. Acreditamos que a produção e a venda de livros é um trabalho moroso, mas sabemos que é o caminho certo para o sucesso académico da nossa Comunidade Académica.

A equipa editorial da Imprensa Académica é composta por estudantes e por antigos estudantes da Universidade da Madeira (UMa). Profissionais, titulares do grau de licenciado ou do grau de mestre, dão formação e trabalham em conjunto com vários estudantes, investigadores e docentes.