Live in Sumy for two months
23 de Outubro de 2017.
Sarau de Outubro
25 de Outubro de 2017.
Mexe-te! Inscrições abertas na Gaudeamus.

A Associação Académica, organiza, semanalmente, uma sessão de exercício ao ar livre  gratuita, denominada Mexe-te!. Esta iniciativa, que acontece todas as sextas-feiras, pelas 17:00, na Quinta de São Roque, surgiu com o objectivo de incentivar a prática de actividade física e, também, com o intuito de complementar o processo de formação integral dos estudantes do ensino superior, promovendo valores fundamentais como a tolerância, a inclusão, o companheirismo e a diversidade.

As aulas, ministradas por André Alves, voluntário da AAUMa e estudante  da Licenciatura em Educação Física e Desporto, terão lugar na Quinta de São Roque que, devido à sua diversidade e dimensão, tem as condições ideais para a realização de uma enorme variedade de exercícios calisténicos, que são efectuados com a utilização do peso do corpo. Cada aula tem a duração de 60 minutos e está limitada a 12 participantes, sendo os exercícios adaptados conforme as capacidades físicas e performance dos participantes, possibilitando a participação de todos sem exclusão.

Sobre o Universitas

Universitas é o programa da Associação Académica da UMa que congrega a oferta de acções de acolhimento, de acompanhamento e de inserção na vida activa dos futuros, actuais e antigos estudantes universitários. Assente na transmissão de valores, na construção de oportunidades e na valorização da cidadania, desenvolvemos várias iniciativas que espelham a raiz latina do conceito de universalidade, de totalidade, de companhia e de associação do vocábulo universitas. Pretendemos informar os candidatos ao Ensino Superior, através de visitas educativas pelos espaços da Universidade da Madeira; acolher os novos estudantes, com a promoção de actividades de acesso à informação e ao funcionamento da Academia; acompanhar os estudantes e antigos estudantes promovendo projectos e programas nacionais e internacionais que constituam oportunidades de integração na vida activa.

Criado em 2017, o programa promove a acção de integração dos ​novos ​estudantes do Ensino Superior, pela via da ciência e da cultura, pretendendo dinamizar a procura activa de conhecimento e de competências capazes de garantir o sucesso no mercado de trabalho. Juntam-se ao nosso programa as visitas educativas que são realizadas pelos espaços da Universidade da Madeira, a centenas de estudantes dos Ensinos Básico e Secundários, e a promoção dos programas europeus que se configuram como oportunidades ímpares na construção de um futuro promissor para os jovens madeirenses.

O Apoio ao Estudante, matriz identitária e fulcral da nossa estrutura associativa, é uma componente central do Universitas, exercida através de políticas locais e nacionais. As acções de proximidade, através de uma actuação junto dos estudantes com o apoio ao seu quotidiano académico, são complementadas com uma participação activa nas políticas do ensino superior e da juventude.